Cosmos e Terreirão ganham ‘Cozinhas Comunitárias Cariocas’

Com essas duas novas inaugurações, a Prefeitura do Rio atinge a marca de 19 unidades do projeto instaladas em diferentes comunidades e bairros

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
A cozinha do Terreirão funciona na Avenida Jarbas de Carvalho, 1.580, no Recreio - Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio


Nesta quarta-feira (20/12), o programa Prato Feito Carioca expandiu sua atuação, chegando aos moradores do Terreirão, no Recreio, e de Cosmos, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Com a inauguração dessas duas novas Cozinhas Comunitárias Cariocas, a Prefeitura do Rio atinge a marca de 19 unidades do projeto instaladas em diferentes comunidades e bairros.

O secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes, destacou durante a inauguração da cozinha no Terreirão que o programa já serviu mais de 2,7 milhões de refeições e proporcionou a criação de empregos e renda nas comunidades atendidas. Cada uma das novas unidades do Prato Feito Carioca servirá pelo menos 280 refeições por dia, todas balanceadas e supervisionadas por nutricionistas da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE).

A primeira cozinha inaugurada foi a do Terreirão, administrada pela SMTE, em parceria com o Instituto Vida e cogestão do Instituto Realizando o Futuro. A segunda unidade, em Cosmos, foi estabelecida em um prédio desativado há oito anos e conta com a parceria da Via Solidária, além da cogestão do Desenvolvimento de Assistência Múltipla (Desam).

A iniciativa proporciona alimentação de qualidade e dignidade para famílias em situação de vulnerabilidade econômica na cidade, reforçando a importância do programa Prato Feito Carioca em garantir o acesso à comida saudável nas regiões mais vulneráveis do Rio de Janeiro.

Advertisement

O programa Prato Feito Carioca não se limita apenas à oferta de refeições; ele também integra programas como o Trabalha Rio, que cadastra trabalhadores para vagas de emprego em empresas parceiras, e o Rio+Cursos, destinado à qualificação de trabalhadores.

Além das unidades recém-inauguradas, o Rio já conta com cozinhas comunitárias em diversas localidades, incluindo Maré, Realengo, Mangueira, Andaraí, Catumbi, Bento Ribeiro, Tanque, Costa Barros, Anchieta, Acari, Beira Rio, Vila Kennedy, Guaratiba, Campo Grande, Vila Aliança, Nova Sepetiba e Ilha do Governador.

No espírito do Natal, o programa Prato Feito Carioca servirá um almoço especial no dia 25, nas 19 cozinhas comunitárias, além de distribuir brinquedos às crianças beneficiárias do projeto, como parte da campanha Prato Feito de Amor.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cosmos e Terreirão ganham 'Cozinhas Comunitárias Cariocas'
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui