A gastronomia brasileira mostra que cozinhar vai além da paixão pelos fogões: também pode salvar vidas. A campanha Cozinhar Tá no Sangue retorna para sua quinta edição, reunindo chefs renomados como Janaína Torres, Carole Crema, Tati Lund, Danilo Parah e João Paulo Frankenfeld em um movimento voluntário para incentivar a doação de sangue.
A ação, que começou no dia 8 de novembro, vai até o dia 25, Dia Nacional do Doador de Sangue, tem como objetivo aumentar os estoques de sangue do Hemorio e de outros hemocentros pelo Brasil. Durante esse período, os chefs irão divulgar a causa nas redes sociais, vestindo a camisa da campanha e engajando seus seguidores a se tornarem doadores.
História de solidariedade
Idealizada pela publicitária Vanessa Huguinin, à frente da empresa Food-se, especializada em branding gastronômico, a campanha nasceu de uma experiência pessoal de Vanessa no Hemorio, onde estagiou durante a adolescência.
“Estagiei no Hemorio no setor de captação de sangue durante a minha adolescência. Foram meses acompanhando a luta diária para salvar vidas. Hoje, à frente do Food-se, me sinto responsável por mobilizar pessoas, especialmente no nosso setor, em prol desse tema”, afirma Vanessa.
Desde 2019, as edições da campanha já arrecadaram mais de 6.600 bolsas de sangue, beneficiando cerca de 26 mil pessoas. Segundo Vanessa, a escolha de novembro para a ação se dá pelo aniversário do Food-se e pela celebração nacional da doação de sangue.
Mobilização nacional
Grandes nomes da gastronomia, como Claude Troisgros, Alex Atala, Henrique Fogaça, Roberta Sudbrack e Helena Rizzo, já participaram da iniciativa. Este ano, o movimento reforça sua missão de criar uma corrente do bem no setor, unindo chefs de diferentes estados para conscientizar sobre a importância da doação.
“É sempre uma felicidade para nós do Hemorio receber campanhas como essa, que ajudam diretamente a salvar vidas, especialmente em momentos de baixa procura”, destaca Luiz Amorim, diretor do Hemorio.
Como participar
A campanha acontece de forma voluntária, contando com o apoio de fornecedores como a empresa Lavoro Cucina, responsável pelas camisas. Doadores podem comparecer ao Hemorio, no Centro do Rio, entre os dias 8 e 25 de novembro, das 7h às 18h.
Serviço:
Local: Hemorio – Rua Frei Caneca, 8, Centro, Rio de Janeiro
Data: até 25 de novembro
Horário: 7h às 18h
Mais informações: Redes sociais do Hemorio e Food-se