Mais de 400 idosos foram atendidos no Centro Referencial de Atendimento Multidisciplinar (CRAM), na comunidade Santa Maria, Taquara, Zona Oeste da capital, desde a sua inauguração, em junho deste ano. O CRAM é resultado de uma parceria entre o Instituto Realizando o Futuro (IRF) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), para oferecer cuidados integrados de saúde física e psicológica à população.
A instituição já viabilizou o acesso de muitos idosos a atividades, como hidroginástica e ginástica funcional, ambas ministradas por profissionais especializados. No local, também são realizadas rodas de conversa, mediadas por psicólogos e assistentes sociais, sobre questões emocionais e temas importantes para o bem-estar dos participantes.
“Diariamente, recebemos novas pessoas em busca de informações para participar das atividades oferecidas. Trouxe melhorias para nossa comunidade em bem-estar mental e social. Precisamos muito disso por aqui. Não havia nenhum local que oferecesse atividade física com atendimento de psicólogo”, disse a aposentada Maria Lúcia, moradora da comunidade, segundo Diário Carioca.
O aposentado Oniswaldo comentou que depois de ter começado a participar das atividades no CRAM alguns problemas, como dores e insônia melhoraram. “Já estou me sentindo bem melhor, mais disposto. Todo o meu corpo doía, agora minhas dores estão bem menores, finalmente estou dormindo melhor”, relatou o participante.
Para o presidente do Instituto Realizando o Futuro, Felipe Dias, é de grande utilidade pública a implantação do serviço em Santa Maria, uma comunidade com múltiplas vulnerabilidades sociais.
“Nosso objetivo é fortalecer a rede de serviço socioassistencial, oferecendo um atendimento integrado aos moradores da Comunidade Santa Maria. Estamos felizes por implementar esse serviço em um território que enfrenta múltiplas vulnerabilidades”, afirmou Dias.
Apesar de recém-inaugurado, o CRAM já conta com planos de expansão do seu atendimento. A ideia é também trazer crianças, adolescentes e jovens para as suas dependências, para praticarem atividades, como jiu-jitsu e capoeira. “Estamos explorando parcerias com organizações e órgãos governamentais para ampliar o alcance e o impacto do centro de forma estruturada”, concluiu Felipe Dias.
Idosos das comunidades vizinhas à Taquara também podem se inscrever nas atividades físicas oferecidas pelo CRAM. Os interessados devem comparecer à sede da instituição portando RG ou carteira de motorista, CPF, comprovante de residência, entre outros documentos pessoais.
O CRAM fica na Estrada do Rio Pequeno, 134, Taquara, Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio.