Crime, saúde, desemprego: pesquisa mostra os temas que mais preocuparam os cariocas em 2022

Mapeamento do Instituto Rio21 identificou quais as questões que mais tiraram o sono dos cariocas no ano que está se encerrando

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Pessoas andam pelo centro do Rio de Janeiro | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

Na quinta edição da pesquisa de Avaliação do Governo Municipal do Rio de Janeiro, realizada pelo Instituto Rio21 em parceria com o DIÁRIO DO RIO, os cariocas foram perguntados a respeito de quais fatores mais os preocuparam ao longo do ano de 2022.

O tema da criminalidade e violência foi o que apareceu com maior frequência (75,7%), seguido da rede de transportes (64,4%) e da pobreza e desigualdade (58,9%):

Sem titulo Crime, saúde, desemprego: pesquisa mostra os temas que mais preocuparam os cariocas em 2022

Boa parte desses temas são igualmente alvos de preocupação dos cariocas em todas as regiões da cidade. Crime violência, por exemplo, é um tema preocupante para mais de 70% dos cariocas em qualquer zona.

Por outro lado, alguns desses fatores apresentam diferenças interessantes quando olhamos para cada zona da cidade. Por exemplo, quase 80% dos moradores do Centro afirmaram que alguns dos fatores que mais preocuparam em 2022 foram pobreza e desigualdade:

Advertisement
Sem titulo 1 Crime, saúde, desemprego: pesquisa mostra os temas que mais preocuparam os cariocas em 2022

Um tema que também apareceu em frequências diferentes dependendo da região foi a corrupção: mais da metade dos moradores da Zona Oeste afirmaram que se preocuparam bastante com corrupção ao longo desse ano, enquanto apenas 36,7% dos moradores do Centro tiveram essa preocupação:

Sem titulo 2 Crime, saúde, desemprego: pesquisa mostra os temas que mais preocuparam os cariocas em 2022

Outro ponto de dor dos cariocas é a questão do desemprego. O monitoramento mostrou que esse é um ponto que preocupa mais os moradores da região do Centro (55,1%), e também preocupa bastante os moradores da Zona Oeste (48,9%). A área da cidade com menos moradores preocupados com o desemprego é a Zona Sul, com apenas 34,37%.

Sem titulo 3 Crime, saúde, desemprego: pesquisa mostra os temas que mais preocuparam os cariocas em 2022

A quinta edição da pesquisa de Avaliação do Governo Municipal do Rio de Janeiro fez um mapeamento importante de quais temas mais preocuparam os cariocas ao longo deste ano. Com isso, é possível fornecer informações mais detalhadas sobre quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos cariocas em diferentes regiões da cidade, possibilitando a formulação de políticas públicas mais direcionadas e efetivas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Crime, saúde, desemprego: pesquisa mostra os temas que mais preocuparam os cariocas em 2022
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui