A Unimed Rio informou, nesta sexta-feira (03/01), o atraso no pagamento de médicos cooperados, agravando a crise que a empresa enfrenta desde 2024. Em comunicado enviado aos seus 5 mil cooperados, a Unimed-Rio explicou que recebeu apenas 35% do valor devido pela Unimed Ferj (Unimed do Estado do Rio de Janeiro) pelos atendimentos realizados. As informações são de Guilherme Amado e João Pedroso de Campos/Platô BR.
Em abril de 2024, a Unimed-Rio, em meio a grave crise financeira, teve sua carteira de 450 mil beneficiários absorvida pela Unimed Ferj. Desde então, a Unimed-Rio atua apenas como prestadora de serviços de saúde.
A Unimed-Rio prometeu um pagamento parcial aos médicos na segunda-feira (06/01), mas ainda não há previsão para a quitação dos valores referentes a novembro e dezembro de 2024. A falta de pagamentos pode levar os médicos a interromper o atendimento aos clientes da Unimed Ferj.
A situação gera preocupação entre os usuários do plano de saúde, que podem ter o atendimento prejudicado pela falta de acordo entre a Unimed-Rio e a Unimed Ferj.
NOTA DE POSICIONAMENTO UNIMED FERJ
A Unimed Ferj esclarece que houve um evento pontual devido ao fluxo de caixa do período de final de ano. É importante destacar que, após a assunção da carteira de beneficiários da Unimed Ferj, houve uma melhora no valor da consulta recebida pelos cooperados, o que reflete nosso esforço e compromisso com a valorização do trabalho médico. A Unimed Ferj está empenhada em readequar a nova data para o pagamento.
Cada grupo dirigente que entra para controle da UNIMED Rio, consegue ser pior do que o anterior .