Cristo Redentor é iluminado de azul em homenagem aos 50 anos do INTO

A unidade conta com 6 laboratórios, Banco de Multitecidos, HEMOINTO, além de ser uma referência em cirurgia, ensino, pesquisa e reabilitação

Foto: Reprodução/Record

O monumento ao Cristo Redentor foi iluminado de azul, entre 21h e 22h, desta sexta-feira (29), em homenagem ao Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Hadad (Into), que celebra 50 anos de atuação este ano. A inciativa é a primeira ação da parceria entre a instituição e o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, responsável pelo Cristo.

O INTO é uma das unidades de referência em atendimento ortopédico cirúrgico de alta complexidade mais importantes do Brasil. Somente no Rio de Janeiro, os profissionais do hospital realizaram 61% das cirurgias ortopédicas. A unidade é administrada pela Secretaria de Atenção Especializada, órgão subordinado ao Ministério da Saúde. Sua função é atender a população em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade.

unnamed 40 Cristo Redentor é iluminado de azul em homenagem aos 50 anos do INTO

Inaugurado em 1973, sob o nome de Hospital de Traumato Ortopedia (HTO), a unidade só recebeu o estatuto de Instituto, em 1994, após ser reconhecida como referência no Brasil nas áreas de ensino, pesquisa, prevenção e articulação de políticas públicas em Traumatologia, Ortopedia e Reabilitação, sendo renomeada como Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). Em 2011, quando a unidade foi transferida para a Avenida Brasil, foi novamente rebatizada, recebendo o nome de Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad, em homenagem ao ex-ministro da Saúde.

O INTO conta com 6 laboratórios, entre os quais destacam-se o de Pesquisa Neuromuscular (PNEURO) e o de Fisiologia do Esforço (LAFES). A unidade também conta com um Banco de Multitecidos, responsável pela captação, processamento e distribuição de peles, córneas e componentes musculoesquelético destinados a transplantes diversos. No hospital atuam diuturnamente equipes voltadas para a captação de órgãos durante o ano inteiro. Na unidade também funciona HEMOINTO, responsável pela manutenção dos estoques de sangue usado nas cirurgias do hospital ortopédico.

O INTO fica na Avenida Brasil, nº 500, no Caju. Informações pelo telefone: (21) 2134-5000.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui