A iniciativa é da Mude Brasil, empresa especializada em design e construção de museus, em conjunto com a Arquidiocese do Rio de Janeiro e o Grupo Cataratas, que administra o centro de visitantes e o serviço de vans. Com informações do jornal Extra.
O projeto museográfico, inspirado na trindade fé, natureza e humanidade, prevê dez áreas temáticas, com recursos interativos e lúdicos. “O visitante terá oportunidade de interagir com os aspectos de crença, de religiosidade, que o monumento representa. Além disso, o museu vai contar a história do monumento, não só da construção, mas como foi financiado, da participação da população nesse processo, das personalidades que o visitaram. Há também a sua relação com o meio ambiente, com as questões de sustentabilidade”, explica Marcelo Fernandes, CEO da Mude Brasil.
Entre as atrações, os visitantes poderão “sentir” a sensação de estar nos braços do Cristo, ver o Rio do alto e conhecer de perto uma réplica gigante da cabeça do monumento. Uma das áreas abordará a história da Princesa Isabel, que recusou a proposta de ter sua imagem no alto do Corcovado e transferiu a homenagem para Jesus.
O museu terá ainda um local de reflexão, uma área Cristo e a Arte, com reproduções de acervos do mundo todo, e uma seção com experiência em quatro dimensões, que simulará a sensação de estar no alto do monumento.
“Ver o Rio dos braços do Cristo, que hoje é privilégio de poucos, estará ao alcance de mais pessoas depois que o museu for inaugurado”, garante Fernandes.
As obras, estimadas em R$ 25 milhões, devem começar no primeiro semestre de 2025. A expectativa é que o novo museu receba 500 mil visitantes por ano.
Acordo com o Vaticano
Para a área Cristo e a Arte, está sendo negociado um acordo com o Museu do Vaticano. O reitor do Santuário do Cristo Redentor, padre Omar Raposo, será o curador do espaço. “Teremos um museu que vai mostrar o Cristo 360 graus, isto é, em toda sua plenitude artística, se fazendo conhecer nas suas múltiplas atividades. Certamente, será o museu mais visitado do Brasil”, aposta o reitor.
O valor do ingresso ainda não está definido, podendo ser incluído no meio de transporte de acesso ao Corcovado e ser gratuito para escolas públicas.
Mude expande atuação no Brasil
A Mude Brasil também está por trás de outros museus no país, como o Museu do Flamengo e o Museu do Botafogo, no Rio, e o Museu do Galo, em Belo Horizonte.