Cristo Redentor será iluminado com as cores da campanha do Dia Mundial da Trombose

Ação nesta quinta-feira visa alertar, conscientizar e prevenir a doença responsável por uma em cada quatro mortes em todo o mundo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (13/10), acontece o Dia Mundial da Trombose, data que integra a campanha de conscientização liderada em âmbito global pela Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia (ISTH, na sigla em inglês), e no Brasil, por entidades médicas, entre as quais se destaca a Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia (SBTH). A data visa aumentar a consciência entre profissionais da saúde, pacientes e entidades do governo e do terceiro setor, da doença responsável por uma em cada quatro mortes em todo o mundo, de acordo com a ISTH.

Parceiro do Dia Mundial da Trombose, o Santuário Cristo Redentor irá contribuir com a campanha por meio da iluminação, na noite de 13 de outubro, das 19h30 às 20h30, do monumento ao Cristo Redentor, com as cores da data, azul e vermelho.

A trombose é uma doença considerada bastante comum, porém grave. Ela pode ser arterial, quando ocorre formação de coágulos (trombos) nas artérias que levam o sangue do coração aos tecidos e órgãos, ou venosa, quando ocorre nas veias que trazem o sangue dos tecidos para o coração.

Na arterial, há uma maior gravidade, pois interrompe a oxigenação para o tecido, como no caso de um infarto ou derrame (AVC). Já na venosa, a obstrução está mais relacionada à obstrução do retorno venoso, ao inchaço que fica nesse local e à possibilidade de que um pedaço desse coágulo se desprenda da veia e possa causar embolia pulmonar. Isso porque antes de retornar ao coração, o sangue passa por um filtro muito importante que é o pulmão”, explica Erich de Paula, médico hematologista, professor associado da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas (Unicamp) e membro da Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia (SBTH).

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cristo Redentor será iluminado com as cores da campanha do Dia Mundial da Trombose
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui