Cristo Redentor será iluminado de vermelho no Dia Mundial do Coração

A ação, que acontecerá nesta sexta-feira (29/09), faz parte da campanha Siga seu Coração/Setembro Vermelho e tem como objetivo conscientizar a população sobre doenças cardiovasculares

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares / Diario do Rio

O Instituto Lado a Lado pela Viva (LAL) promoverá no dia Mundial do Coração, nesta sexta-feira (29/09), uma iluminação do monumento do Cristo Redentor, no Rio de janeiro, na cor vermelha.  O objetivo da iniciativa é alertar a população sobre os perigos das doenças cardiovasculares. A ação faz parte da campanha Siga seu Coração/Setembro Vermelho, criada pelo LAL e voltada para a conscientização sobre os cuidados com a saúde do coração. A iluminação ocorrerá entre 18h às 19h30.

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) aponta que elas são também as que mais matam no Brasil, sendo responsáveis por, pelo menos, 1.100 óbitos por dia no país. Diante deste cenário, Marlene Oliveira, presidente do LAL, ressalta a urgência de conscientizar os brasileiros sobre a gravidade do problema.

A iluminação do Cristo é uma forma de lembrar a população que muitas doenças cardiovasculares podem ser prevenidas e que os cuidados com o coração devem ser diários. Os números alarmantes indicam que esse é um problema de saúde pública e para reduzir sensivelmente o número de mortes precisamos de políticas públicas que melhorem o atendimento médico à população, promovam o acesso a saúde de qualidade e que criem mecanismos para facilitar a incorporação de hábitos saudáveis na vida dos brasileiros”, explica Marlene.

A prática de exercício físicos e a mudança de hábitos alimentares são algumas das formas de prevenção das doenças cardiovasculares. Não é necessário esperar a enfermidade surgir para lidar com ela. No dia a dia é possível tomar decisões que evitarão complicações futuras. A orientação é reservar 30 minutos para atividade física diariamente, evitar o consumo de comida processada, como salgadinhos, salsicha, nuggets, entre outros. Preferir alimentos assados e cozidos aos fritos. Não fumar e evitar o consumo de bebida alcóolica. Além de reduzir as chances de doenças, ajudarão também a melhorar a disposição e a qualidade de vida.

Advertisement

Leia também

10 coisas que só quem anda de ônibus no RJ vai entender

Polícia Militar planeja ampliar sistema de reconhecimento facial para 650 câmeras no RJ

Outras ações de conscientização

Durante todo o mês de setembro, para reforçar a conscientização sobre as doenças cardiovasculares o Instituto Lado a Lado pela Vida promove inúmeras ações que compõem a campanha Siga seu Coração/Setembro Vermelho 2022, que neste ano tem o tema “Seu Coração pode não ter uma segunda chance. Chegar antes dos eventos cardiovasculares é possível”

No dia 26, foi ao ar o vídeocast sobre Colesterol e Hipertensão, apresentado pela jornalista Guta Nascimento, com os cardiologistas Marcelo Sampaio, membro do Comitê Científico do LAL, e Fabiana Hanna Rached.

Já no dia 27 o público pode conferir a live “Coração de Homem: Você sabe cuidar do seu?”, com apresentação do jornalista Phelipe Siani e participação do cardiologista Mozar Suzigan e do urologista João Paulo Pretti Fantin. No dia 28/9, será a vez de trazer o tema “Tudo sobre Insuficiência Cardíaca” com a cardiologista e membro do Comitê Científico do LAL, Ariane Macedo e a fisioterapeuta Laura Dutra Carrão, em um novo videocast.

Para encerrar a programação da campanha 2022, no dia 30 de setembro, o Shopping Feira da Madrugada, em São Paulo, receberá na parte da manhã, os personagens da Campanha Siga seu Coração, os “Doutores Coração”, para alertar as centenas de visitantes sobre os riscos das doenças cardiovasculares.

Todas as ações que acontecem entre 26 a 30 de setembro são parte da Semana de Alerta Colesterol Alto e Hipertensão.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cristo Redentor será iluminado de vermelho no Dia Mundial do Coração

Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui