Alvaro Tallarico: Confira Amy Winehouse no cinema e eventos gratuitos no RJ

Saiba aqui algumas das melhores opções culturais do fim de semana

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Saiba mais sobre o filme de Amy Winehouse Back To Black e as dicas culturais do Rio de Janeiro
Imagem à esquerda é da Universal Pictures e da direita é de Priscila Nicheli

O outono carioca traz grandes lançamentos no cinema e várias atividades ao ar livre. Para começar as dicas da semana, na quinta-feira (16) estreia “Back to Black”, filme que narra a vida da cantora Amy Winehouse. Vi antecipadamente a convite da Universal Pictures e da Espaço Z. O longa começa de forma delicada e sonhadora, refletindo uma certa essência romântica de Amy. A direção de Sam Taylor-Johnson e a atuação de Marisa Abela capturam bem a fragilidade e autenticidade de Amy, destacando seu gosto pelo jazz e a influência de sua avó. As cenas musicais, especialmente a sequência ao som de “Back to Black”, são emocionantes e bem executadas, com a fotografia de Polly Morgan criando imagens belas em cima da enevoada vida da artista.

No entanto, o roteiro de Matt Greenhalgh falha ao não explorar profundamente os comportamentos autodestrutivos de Amy e o impacto de seu sucesso no mundo. As cenas que mostram a insistência dos paparazzis destaca o sensacionalismo em torno de sua vida, mas a crítica é superficial. Apesar de conseguir em muitos momentos entreter e emocionar, o filme deixa a desejar como cinebiografia por não abordar suficientemente como a fama e a mídia afetaram o fim precoce da cantora. Amy Winehouse não viveu para envelhecer, mas seu legado permanece eterno, e, por fim, vale ir aos cinemas para ver o filme.

Médicos Sem Fronteiras em Botafogo

Também no dia 16 de maio, Médicos Sem Fronteiras (MSF) promove uma roda de conversa no terceiro piso do Botafogo Praia Shopping (Praia de Botafogo, 400) às 18h. O evento contará com profissionais brasileiros que compartilharão suas experiências em projetos internacionais e no Brasil, abordando desafios e vivências em cenários de conflitos armados e dificuldades de acesso à saúde. Lucia Brum falará sobre a atuação de MSF na América do Sul, Tainah Rocha sobre logística em conflitos no Haiti e Moçambique, e Nathália Gomes sobre recrutamento e participação na organização. A roda de conversa será mediada por Marina Motta e contará também com uma exposição fotográfica sobre a atuação histórica do MSF. A participação é gratuita.

O Madureira Shopping (Estrada do Portela, nº 222) celebra o Mês do Orgulho Geek com um evento solidário no dia 18 de maio, das 14h às 18h. O evento Geek Solidário, com entrada gratuita, visa arrecadar doações para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, incluindo água, produtos de higiene pessoal, fraldas descartáveis e produtos de limpeza. Atividades como oficinas de desenho e pintura, além da presença de cosplayers e do fã clube oficial de Star Wars, farão parte do evento. Participantes que fizerem doações poderão concorrer a brindes e sorteios. A ação é promovida em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), que encaminhará as doações às famílias necessitadas.

Advertisement

Comemorando 10 anos, a feira Carioquíssima retorna à Tijuca nos dias 18 e 19 de maio, das 13h às 21h, com muita moda, arte, artesanato, gastronomia, espaço kids, tatuagem, e música ao vivo com DJs e bandas. No sábado, a banda Absinto toca rock nacional, e no domingo, Fato Consumado retorna com poprock. A entrada é gratuita e os shows começam às 19h. O evento acontece na Rua Uruguai, 329.

Livro sobre autismo

No próximo domingo, 19 de maio, das 9h às 12h, o ator e psicólogo Diogo Almeida lança seu primeiro livro infantojuvenil, “Com Afeto, Kayin – Uma Fábula Além do Espectro” (JPM Edições), na EcoVilla Ri Happy (Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico). Inspirado em seu trabalho com a Terapia do Cotidiano para crianças autistas, o livro aborda o poder do afeto no desenvolvimento infantil, destacando a história de um menino de Luanda que Diogo conheceu. Além do evento de lançamento, Diogo também atua em cinema e TV, com a estreia do longa “Missão Porto Seguro” prevista para o segundo semestre de 2024.

No dia 19 de maio, a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem fará sua primeira apresentação do ano na Sala Cecília Meireles (R. da Lapa, 47, Lapa), sob a batuta da maestra convidada Vilane Trindade. O programa deste concerto é um tributo ao classicismo vienense, contrastando a criatividade da última sinfonia de Joseph Haydn com a leveza da mais mozartiana das sinfonias de Franz Schubert. Os ingressos estão à venda por apenas R$10.

A TV Cultura exibe neste domingo (19) às 23h, o documentário inédito “Os Caminhos da Democracia – 1932-1977: A História do Movimento Estudantil no Brasil,” produzido pelo departamento de Jornalismo da emissora e assinado por Gabriel Priolli. Com 90 minutos de duração, a obra destaca a trajetória do movimento estudantil desde a Revolução Constitucionalista de 1932 até 1977, apresentando imagens inéditas e depoimentos de figuras históricas como Paulo Moreira Leite, Aloizio Mercadante, e Sergio Gomes. O documentário é dividido em cinco blocos e apresentado por Jerônimo Moraes, Vanessa Lorenzini e Luiz Turati, cobrindo locais emblemáticos dos eventos de 1977 que marcaram o início do fim da ditadura militar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alvaro Tallarico: Confira Amy Winehouse no cinema e eventos gratuitos no RJ
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Alvaro Tallarico: Confira Amy Winehouse no cinema e eventos gratuitos no RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui