Crítica: Café Capitu – um tributo gastronômico à residência de Machado de Assis

O café, que funciona desde as primeiras horas da manhã até tarde da noite, proporciona aos clientes um cardápio variado que vai desde o café da manhã até opções para o jantar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Café Capitu - Machado de Assis (Foto: Renata Granchi)

Localizado no coração histórico do Rio de Janeiro, mais precisamente na Rua Cosme Velho, 174, o Café Capitu é mais do que um simples local para desfrutar de uma xícara de café; é um verdadeiro ponto de encontro cultural enraizado na rica herança literária do país. Situado no terreno onde o renomado escritor Machado de Assis residiu por 25 anos, este espaço acolhedor combina gastronomia, música e eventos culturais para oferecer uma experiência única aos seus frequentadores.

O café, que funciona desde as primeiras horas da manhã até tarde da noite, proporciona aos clientes um cardápio variado que vai desde o café da manhã até opções para o jantar. No entanto, são os sucos naturais e os lanches rápidos e saborosos que se destacam entre as preferências dos visitantes.

Mas o que torna o Café Capitu verdadeiramente especial é a sua atmosfera culturalmente enriquecedora. Com o jazz como pano de fundo, os clientes são imersos em uma experiência sonora envolvente enquanto apreciam suas refeições. Além disso, o local abriga uma série de eventos, incluindo exposições de artistas visuais, rodas de leitura, lançamentos de livros e pocket shows de artistas independentes, que elevam ainda mais o seu status como um espaço cultural dinâmico.

A influência de Machado de Assis, cuja presença permeia todo o ambiente, é evidente em cada detalhe do Café Capitu. Os frequentadores podem explorar uma lojinha simpática, onde é possível adquirir desde camisetas estampadas com frases icônicas do escritor até canetas tinteiro com a assinatura do mestre cravada na haste. Além disso, uma mesa para jogar xadrez está disponível, honrando uma das maiores paixões literárias do escritor.

Advertisement
Espaco Alienista Foto Divulgacao Crítica: Café Capitu - um tributo gastronômico à residência de Machado de Assis
Espaço Alienista Foto: Divulgação

Programação cultural Café Capitu – março, abril e maio

27/03 – 18h30| O instrumental de Ney Conceição e Ricardo Silveira.

29/04 – 18h30| Banda Alienista.

05/04 – 18h30| Renato Aroeira e Convidados.

09/04 – 19h| Mano Melo e convidados.

10/04 – 18h30 | Sarau das Mulheres.

11/04 – 18h30 | Igor Eça e convidados.

12/04 – 18h30 | Lançamento do vinil de Ernesto Santos.

20/04 – 19h | Sergio Coelho canta Gonzaguinha e Fagner

18/05 – 18h | Sarau Katarse com participações de novos artistas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Crítica: Café Capitu - um tributo gastronômico à residência de Machado de Assis
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Crítica: Café Capitu - um tributo gastronômico à residência de Machado de Assis
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui