Uma das melhores experiências que tive recentemente foi na Vinícola Família Eloy. Sensações indescritíveis, emoções afloradas, um momento de total conexão comigo, com a vida, aqueles momentos em que o silêncio fala por si, onde você se cala, observa, degusta e embarca numa viagem! Uma viagem com destino certo: a Itália!
Paisagem deslumbrante, natureza, arquitetura, gastronomia, história…tantos detalhes feitos com tanta maestria que não tem como não se emocionar. Borgo Del Vino, nome já encanta e é um charme só. Aliás, tudo ali encanta, tudo é charmoso, elegante e é perceptível todo o cuidado que eles têm em fazer com que todas as pessoas que por ali passam, tenham a melhor experiência de suas vidas.
Borgo Del Vino é o primeiro condomínio vinícola do sudeste do país voltado para o Enoturismo, onde tem a incrível Pizzeria Borgo del Vino. Localizado em Areal, região serrana do Rio de Janeiro, o condomínio é inspirado na região italiana da Toscana (famosa também por seus vinhos) e cuja atração principal é o vinhedo e a vila temática Toscana, um pedacinho da Itália no Rio de Janeiro.
A atração principal do local é certamente a vinícola e, para os apreciadores de um vinho de excelente qualidade é a dica perfeita. A Vinícola Família Eloy foi fundada em 2019 pelos irmãos Bernardo Eloy, José Carlos Eloy e seu pai José Carlos de Freitas Eloy, uma família apaixonada por vinhos que, em uma de suas visitas a região da Toscana, mais apaixonados ficaram pela cultura, essência local e pela vinicultura. Tudo isso fez com que a família quisesse trazer essa experiência vivida, desenvolvendo o empreendimento temático Borgo Del Vino.
O enoturismo é um capítulo bem especial dessa matéria! Diego Singulani, Sommelier profissional, licenciado em Geografia e cursando a faculdade de Enologia, veio há 6 meses para o Brasil para introduzir e gerir toda essa parte voltada ao enoturismo. E, mesmo para os que não são tão entendidos do assunto como eu, todo o roteiro é tão interessante, tão elegante e tão bem estruturado que não tem como não vibrar com toda a temática e conteúdo. Certamente você sairá de lá com uma vontade enorme de aprender cada vez mais e de apreciar e degustar bons vinhos.
No roteiro consta a visita na Vila Toscana, onde você irá se sentir num pedacinho da Itália devido a toda a arquitetura, cultura e história, a praça, o hotel, o restaurante, a capela, a torre, tudo tão lindo e com tantos ricos detalhes que encanta! Depois o passeio nos vinhedos, onde você vai entender o porquê de ter uvas boas na região (técnica da dupla poda) e, para finalizar, a degustação dos vinhos exclusivos, harmonizando com charcutaria alemã e um Sommelier exclusivo! Uma experiência realmente única e especial.
O valor é de R$ 195,00 por pessoa e, para quem quiser só conhecer a vila e as histórias, o valor é de R$ 60,00 por pessoa. Os dias abertos para agendamento são sextas às 17:00 e sábados e domingos em dois horários, às 10:30 e às 17:00. As reservas podem ser feitas através do link na bio do Instagram @familia.eloy.
Para quem quiser apenas comprar ou degustar os vinhos produzidos no local e apreciar a charcutaria alemã, a Enoteca funciona de quarta a domingo, das 18:00 às 23:00, sem reserva e sem taxa.
A família Eloy produz as seguintes uvas: Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Malbec, Sauvignon Blanc, Syrah. No enoturismo você degusta os vinhos, com destaque para: Sauvignon Blanc, Blend (Cabernet Franc, Merlot, Malbec) e Syrah/Syrah.
Uma experiência sensorial única e o melhor, bem pertinho do Rio de Janeiro. Vale muito a dica! Para quem for, já indiquei a Casa Amarela Recanto.