Alvaro Tallarico: Inverno no Rio tem arraiá em Madureira e Caminhos Cruzados

Espetáculo de dança gratuito em Duque de Caxias e as melhores estreias cinematográficas da semana. Confira!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
As melhores dicas culturais do Rio de Janeiro com o jornalista Alvaro Vieira Tallarico
Tem de tudo no Rio de Janeiro (imagens: divulgação)

Frio no Rio de Janeiro. O veranico se foi, o inverno se faz realmente presente e as infinitas opções culturais dessa cidade especial seguem animadoras. A princípio, para manter a tradição de indicar eventos gratuitos, o espetáculo “Sonhos Conectados: Uma Dança Entre Brasil e China” estreia dia 12 de julho, às 19h, no Teatro Raul Cortez, em Duque de Caxias (Praça da Emancipação, S/N – Vila Meriti). A classificação é livre, a apresentação dura 45 minutos e é totalmente grátis, com retirada de senhas 1 hora antes do início. Originado de uma residência de dança no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o projeto celebra a diversidade e amizade entre os dois países. Com direção de Márcia Melchior, o espetáculo combina samba, gafieira, dança tradicional chinesa, dança clássica e contemporânea. Coreografado por Márcia Delgado e Anderson Dionísio, a apresentação narra a história de duas bailarinas, brasileira e chinesa, que compartilham o sonho de unir suas culturas através da dança.

Já no cinema, estreia na quinta-feira (11), o filme “Caminhos Cruzados”. É o tipo de obra que você não vai encontrar no circuito comercial, mas em poucos cinemas, entre eles o Cinesystem Botafogo. A convite da MUBI e O2Play pude ver antecipadamente e vale a recomendação. É sensível, com ótimas atuações, cheio de momentos tocantes e dá uma aula sobre preconceito e humanidade ao mesmo tempo que leva numa viagem pelas ruas de Istambul, na Turquia. Inclusive, vemos lugares e situações que lembram o Rio de Janeiro, e tantas outras grandes cidades.

Na história, Lia, uma professora aposentada, procura realizar o último desejo de sua irmã recém-falecida: encontrar Tekla, sua filha trans desaparecida. Com a ajuda de Achi, um jovem meio perdido, sem perspectivas, Lia embarca em uma emocionante jornada por Istambul. No caminho encontram a doc Evrim. A partir dos três, acompanhamos jornadas de amadurecimento e nos emocionamos com a trilha sonora pontual e bela. “Caminhos Cruzados”, escrito e dirigido por Levan Akin, é estrelado por Mzia Arabuli, Lucas Kankava e Deniz Dumanl?. Com fotografia de Lisabi Fridell e design de produção de Roger Rosenberg, o filme foi premiado com o Teddy Award na Berlinale 2024 e estreou no BFI Flare Film Festival 2024 no Reino Unido. Depois dos cinemas, o longa-metragem chega ao streaming MUBI em 30 de agosto.

Advertisement

Por outro lado, para quem deseja o mais puro entretenimento, estreia “Twisters”, com boas atuações dos carismáticos Daisy Edgar-Jones e Glen Powell como Kate Cooper e Tyler Owens, caçadores de tornados. Num roteiro simples, tipicamente estadunidense, mas que entrega o pouco que promete, os dois vão bem, os efeitos especiais são ótimos e é filme para ver na tela grande. Aliás, é melhor do que o primeiro “Twister”, de 1996. A convite da Warner Bros. Pictures e Espaço Z, pude ver o longa em IMAX e a experiência ganha mais poder consideravelmente.

Arraiá em Madureira

O Madureira Shopping realizará o Arraiá Raiz nos dias 12, 13 e 14 de julho de 2024, no estacionamento do 6º piso, com entrada gratuita. O evento contará com barraquinhas de comidas típicas, forró, quadrilhas e muitas brincadeiras. Na sexta-feira, Trio Forró dos Amigos se apresenta às 20h. No sábado, haverá recreação infantil com Tio Alex às 15h, a quadrilha Geração Realce às 17h e a Banda Tito in Trio às 20h. No domingo, a recreação infantil ocorre às 15h, seguida pela quadrilha Dom Paz e Amor às 17h e Trio Nova Geração às 20h. O evento é destinado a toda a família, com brindes exclusivos para quem resgatar cupons no aplicativo do shopping.

Nesta sexta-feira, 12 de julho, Rebeca lançará seu segundo disco, “Espiral”, com um show no Dolores Club (Rua do Lavradio, 10 – Lapa), a partir das 20h. A apresentação contará com a participação de Julio Secchin, interpretando os feats “Quero ir para Bahia com você” e “Jovem”, além de canções do primeiro álbum “Corar” e da antiga banda Gragoatá. O espetáculo promete novas versões intimistas das dez faixas de “Espiral”, focando em arranjos acústicos, com Rebeca acompanhada por Leon Navarro na guitarra e Fanner Horta no violão. O álbum foi recentemente lançado pela Deck Disc.

No dia 14 de julho, a partir das 14h, A Casa de Bambas comemora cinco anos de atividades com a Mostra Cultural “Super Heróis” na Areninha Cultural João Bosco, com ingressos a R$50 revertidos para os projetos da ONG. O evento contará com apresentações de teatro, música, dança afro, circo, oficinas indígenas e uma feirinha de artesanato. Destaque para o projeto Reciclasson, que expõe e vende instrumentos musicais feitos com materiais recicláveis. A celebração visa fortalecer projetos, atrair novos apoiadores e apresentar o trabalho da ONG que promove cultura afro-brasileira, inclusão social e economia criativa. Informações pelo telefone (21) 98030-1579 e Instagram @acasadebambas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alvaro Tallarico: Inverno no Rio tem arraiá em Madureira e Caminhos Cruzados
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Alvaro Tallarico: Inverno no Rio tem arraiá em Madureira e Caminhos Cruzados
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui