Crochê, tricô e bordado na decoração natalina da Praça Afonso Pena na Tijuca

O evento será no dia 09/12, das 10h às 14h na Praça Afonso Pena na Tijuca e se chama Yarn Bombing, ou bombardeio de fios em tradução livre

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Natal já está chegando e um grupo muito especial de mulheres trará uma novidade para as ruas do Rio de Janeiro – o Yarn Bombing de Natal 2023. O evento será no dia 09/12, das 10h às 14h na Praça Afonso Pena na Tijuca.

A montagem contará com a presença de 32 artesãs que fizeram seus crochês durante o mês de novembro com painéis e enfeites de crochê para comemorar a chegada do Natal. Toda o processo de enfeite da praça será aberto ao público e com certeza garantirá fotos incríveis para todas as famílias.

Criado em 2020, o projeto Yarn Bombing Rio de Janeiro foi idealizado e coordenado pela artesã Natasha Barbosa. Na ocasião ela coordenou o trabalho de 54 artesãs que criaram 40 painéis com um metro de altura e os instalaram em árvores da Praça Edmundo Rego no bairro do Grajaú e no prédio histórico do CRAB – Centro Sebrae de Referência do Rio de Janeiro, na praça Tiradentes.

A expressão Yarn Bombing é traduzida como explosão ou bombardeio de fios, sendo um tipo de arte de rua semelhante ao Graffitti que emprega exibições coloridas de fios ou fibras de malha ou crochê, igualmente é chamado de bombardeio de lã, tempestade de fios, tricô de guerrilha, kniffiti ou tricô urbano.

Advertisement
Yarn3 Crochê, tricô e bordado na decoração natalina da Praça Afonso Pena na Tijuca

O movimento tem como intuito dar notoriedade ao fazer manual, ao artesanato (artes têxteis), ao cuidado com a cidade e aos espaços públicos através da expressão criativa independente da origem, idade, gênero, escolarização ou nível social do artesão.

O grupo de artesãs cariocas fizeram seus encontros durante dois meses Escola Carioca de Artes Têxteis localizado na Rua Domício da Gama 56, na Tijuca.

O espaço é dedicado ao ensino e difusão dos fazeres e saberes têxteis e da cultura popular brasileira. Hoje a Escola Carioca de Artes Têxteis possui uma estrutura de salas para cursos, café e uma collab com a Livraria Casa da Árvore em seu interior. Lá as alunas dos cursos ministrados possuem acesso também a um pequeno armarinho com linhas, tecidos especiais e saem prontas para se desenvolverem em casa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Crochê, tricô e bordado na decoração natalina da Praça Afonso Pena na Tijuca
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Crochê, tricô e bordado na decoração natalina da Praça Afonso Pena na Tijuca
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui