Crônicas Cariocas: o calor não vem esse ano?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Não estou fazendo essa pergunta (se o calor vem ou não este ano) por querer um sol para cada um nesse cinzento Rio de Janeiro. Eu curto o clima meio termo: sol, mas com temperaturas mais brandas – sem radicalismo. Contudo, vocês não estão achando estranho esse clima que estamos vivendo já, praticamente, em dezembro?

Toda vez que o sol ameaça sair, faz um, dois dias de calor e as temperaturas baixam outra vez. Chuva de água fria na cabeça dos praieiros. Esse cenário descrito na primeira frase do parágrafo vem se repetindo há algum tempo de relógio e termômetro.

Já é alta temporada no Rio de Janeiro e a cidade continua com baixas temperaturas. Os dias estão cinzas. Garoa frequente. Me sinto em São Paulo. Até gosto da capital de SP, mas o Rio é diferente. E melhor.

Com essa ausência, por enquanto, de calor na Cidade Maravilhosa, fiquei imaginando como seria o Rio de Janeiro sem o sol que nos aquece e castiga desde sempre.

Advertisement

Dá para imaginar essa cidade sem sua vocação descontraída e praieira? Por outro lado, dá para manter uma rotina saudável em um calor senegalês pegando ônibus sem ar-condicionado e sem tempo para pegar uma praia, tomar uma gelada?

Algumas perguntas batem como o sol na minha cabeça: será que não convidaram o calor para as festas de fim de ano? Isso é bom ou ruim? Como seria o Rio de Janeiro sem sol?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Crônicas Cariocas: o calor não vem esse ano?
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Crônicas Cariocas: o calor não vem esse ano?
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. O problema é que sempre se disse que estações como primavera e outono são estações de transição, onde ao passo que quanto mais se avança no tempo, mais parecida a estação estará com a próxima. Então, faltando menos de duas semanas para o verão, deveríamos estar já sentindo um calor abrasador. Por essas e muitas outras é que suspeito do tal “global warming”.

  2. Realmente está atípico, porém os oceanos e a Terra estão em constante mudança, ( sem ter a ver com a mentira do aquecimento global) já passamos por várias eras do Gelo, inundações globais e hoje estamos vivendo uma parte dessa mudança, pois a Terra é viva. Temos a crosta terrestre em constante movimento, os ciclos solares e por fim os oceanos.
    Se porventura o clima do planeta mudar será algo natural.obs: fazem mais de 30 anos que os polos estão “derretendo” não sei como eles ainda existem ,pois de acordo com os aquecimentistas já fazem mais de 30 anos que eles estão derretendo.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui