Crônicas Cariocas: o Rio visto pelos franceses

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Capa do Guia sobre o Rio

A famosa marca francesa Louis Vuitton tem um Guia que fala sobre diversas cidades do mundo. Obviamente há uma edição dedicada ao Rio de Janeiro. E não é que acertaram em cheio?

A publicação destaca muitos hábitos cariocas e curiosidades que nós, moradores, já estamos acostumados, mas que para alguns estrangeiros são descobertas digníssimas de notas. E assim foi.

Logo de cara, o Guia que fala do Rio de Janeiro cita que por aqui, a gente se diverte pesado. Enaltece as rodas de samba, citando a Pedra do Sal. A ida aos botecos no final dos dias, após o trabalho, para tomar um chopp e comer um petisco, também é destacada.

Falando em samba, com que roupa nós vamos? O Guia veste essa camisa. Mostram nosso costume de andar sem blusa por aí, dos trajes de banho e de ginástica, das roupas sociais com tênis. No entanto, não esquecem que o carioca sabe se vestir mais formalmente em ocasiões especiais, até nomeia shoppings daqui, como o Village e o Fashion Mall. O comércio popular do Saara não foi esquecido.

Advertisement

Já que me referi à ginástica, nossa rotina de exercícios físicos pela manhã, antes do trabalho, ou à noite, após as atividades do dia, estão lá, definidas nas páginas do Guia.

Em nome do amor, eles falam das intensas relações amorosas do nosso povo. “Amores coloridos”, escreveram. Nos destacam como pessoas liberais, livres para os encontros e desencontros da vida.

O Guia foi além de nossas fronteiras, a rivalidade Rio-São Paulo é lembrada. O famoso “passa lá em casa” agora é conhecido no mundo todo.

A religião é louvada. Contam sobre o predomínio católico, o crescimento evangélico e as religiões de matriz africana. A nossa gritante espiritualidade também está no livro.

A constante melhora de nossos restaurantes é celebrada. Em contrapartida, eles falam que alguns problemas burocráticos são mais lentos aqui. Culpam o calor – que é elogiado em outros casos, como no momento em que mergulham em nossas praias.

Definitivamente, esses “gringos” nos conhecem muito bem. Muito mesmo.

Desde 1998, os Guias de cidades Louis Vuitton se estabeleceram como os melhores companheiros de viagem, trazendo à vida as cidades mais fascinantes do mundo para viajantes de negócios e de lazer.

Para captar o espírito de cada cidade, a Louis Vuitton procura jornalistas, escritores e figuras importantes no mundo das artes e das letras, cujas contribuições – juntamente com artistas, empresários e talentos criativos de muitas áreas – tornam cada guia de cidades uma publicação como nenhuma outra.

O Guia de cidades Rio de Janeiro inclui contribuições especiais de Joyce Moreno e fotografias exclusivas de Denis Bourges do coletivo Tendance Floue.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Crônicas Cariocas: o Rio visto pelos franceses
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Crônicas Cariocas: o Rio visto pelos franceses
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui