São muitos os encantos do Rio de Janeiro. Até escada aqui ganha status de ponto turístico. A Selarón merece os elogios e a posição que ocupa no coração de turistas e cariocas.
Como contou nosso colunista Filipi Gradin: “Em 1990, o chileno Selarón se mudou para a Lapa. O péssimo estado de conservação da escadaria, em um momento histórico em que a Lapa era um território extremamente marginalizado e precarizado, levou Selarón a embelezar o local. Havia a necessidade estética de transformar a pedra em ouro”.
Após esse trato que o chileno deu na escadaria, ela ficou extremamente carioca. Inclusive na boêmia. Ou sobretudo, na boêmia. É inadmissível ir à Lapa e não tomar uma bebida em um dos degraus da Selarón. É quase uma regra.
Durante o dia, a movimentação não é menor. E não poderia ser mesmo. São muitos e muitos turistas na escadaria. Cariocas também, é claro. Ninguém quer ficar abaixo desse verdadeiro acontecimento cultural que é a Escadaria Selarón.
A propósito, quem não conhece, precisa conhecer. Já passou da hora.
Traçando um paralelo com a música do Led Zeppelin “Stairway To Heaven”, aqui no Rio de Janeiro temos uma escada no paraíso.
Eu estive aí quando pequeno. Meu pai levava os filhos muito em Santa Teresa. Nós acabamos conhecendo muitos pontos tutísticos da região, com a naturalidade de quem faz um passeio.