Cuidados com a pele devem continuar mesmo após o verão, alerta especialista

De acordo com a biomédica esteta Dra. Maíra Duarte, mesmo em dias com temperaturas amenas, é importante atenção para evitar problemas como ressecamento e até mesmo câncer de pele

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Eduardo Pierre

Após o fim do verão que fez o Rio de Janeiro bater recorde de temperatura, os cuidados com a pele devem continuar com a chegada do outono. Mesmo com as temperaturas mais amenas, é indispensável tomar algumas medidas para garantir que a cútis continue saudável. O fato de não estar calor, ou o sol forte, não significa que não haverá danos se não for dada a atenção necessária a essa que é considerada a maior parte do corpo.

No outono é comum que a pele fique mais seca, visto que a transpiração é menor, alerta a biomédica esteta Dra. Maíra Duarte. Ela explica que outros fatores podem contribuir com esse ressecamento, como os banhos quentes. Sem os cuidados necessários, é possível que surjam até mesmo estrias.

“Os cuidados com a pele devem ser adaptados de acordo com a estação. Se no verão abusamos na proteção, diante do risco de câncer, no outono a hidratação é indispensável. Indico também que a limpeza seja feita de forma mais delicada, e que sejam evitados exageros ao lavar o rosto, porque isso pode aumentar o ressecamento”, aconselhou.

As precauções também devem ser feitas de dentro para fora, ainda de acordo com a Dra. Maíra Duarte. Apesar de não estar calor, o consumo de água é indispensável para manter uma boa hidratação. Além disso, o protetor solar não deve ser deixado de lado, mesmo com o sol não aparente, porque os dias nublados não significam que não haverá dano à pele.

Advertisement

“Independentemente da estação, o uso do protetor solar deve continuar tanto no rosto, como no corpo. Mesmo com o sol entre nuvens, estamos expostos aos raios UV. Essas radiações solares, ainda que amenas, representam o risco de desenvolvimento do câncer de pele. O ideal filtro é escolher o que seja mais indicado para o seu tipo de pele e fazer o uso diariamente. Com esses cuidados, você atravessará essa e outras estações com uma pele bonita e saudável”, comentou.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cuidados com a pele devem continuar mesmo após o verão, alerta especialista
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui