Após o fim do verão que fez o Rio de Janeiro bater recorde de calor, a cidade encarou temperaturas moderadas na última semana. No mês de junho, onde o clima costuma ficar mais ameno, a previsão média de 24ºC pode causar estranheza ao povo fluminense que está acostumado com o excesso de sol e tempo abafado.
De acordo com a médica dermatologista Janine Araújo, a atenção nos cuidados com a pele deve ser redobrada no outono. Banhos quentes e demorados, comuns durante o clima mais frio, devem ser evitados, pois removem completamente a oleosidade natural do corpo, e contribuem ainda mais para o ressecamento excessivo da pele.
“O ideal é optar por banhos mornos e rápidos. É fundamental beber bastante água, a fim de manter uma boa hidratação do corpo e, consequentemente, da pele. A aplicação de cremes hidratantes mais espessos também é indicada nessas condições climáticas”, disse.
Além dos cuidados gerais com a pele, algumas regiões do corpo necessitam de atenção especial. No caso dos lábios, a médica recomenda o uso de hidratantes labiais, a fim de evitar as rachaduras e cortes característicos desse clima, sempre que houver necessidade.
Embora em menor intensidade, os raios UVs também continuam a ser um motivo de preocupação durante o outono: “é indispensável o uso de protetor solar diariamente, especialmente em áreas mais expostas, como o rosto, pescoço e braços, aplicando pelo menos duas vezes ao dia”, concluiu Dra. Janine Araújo.