Cultura brasileira ocupa as ruas de Paris na Lavagem da Madeleine 2023

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Antonio Cançado de Araujo

A “Lavagem da Madeleine”, a maior e mais importante tradição afro-brasileira na Europa, chega a sua 22ª edição levando a cultura brasileira às ruas de Paris. A celebração reúne a cada ano cerca de 30 mil pessoas e este ano terá o cantor e compositor Carlinhos Brown como principal atração. Franceses, brasileiras e brasileiros, pessoas de diferentes nacionalidades, misturam-se nas ruas da capital francesa dançando ao ritmo dos atabaques. O ponto alto do evento acontece domingo, 10 de setembro, a partir das 12h, quando uma multidão se concentra na “Place de La République”, no Centro de Paris, e segue desfilando pelas ruas da capital francesa, fechando em grande estilo o verão parisiense. O evento é uma realização do Brasil Onire Lavage de La Madeleine, Carlinhos Brown e Ministério da Cultura (MinC), por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Carlinhos Brown vai puxar o desfile de cima do trio elétrico, à moda do carnaval de Salvador. Nessas duas décadas, a Lavagem da Madeleine, criada pelo artista Roberto Chaves, o Robertinho, já atraiu grandes artistas brasileiros e internacionais, como Caetano Veloso, Margareth Menezes, Daniela Mercury, e a participação do ator francês Vincent Cassel como padrinho oficial da festa há sete anos. Integra a programação oficial da Prefeitura de Paris, faz parte da Rota dos Escravizados da Unesco e será filmada por mais um ano, pela cineasta Liliane Mutti para o longa-metragem intitulado “Madeleine à Paris”, que conta a história da Lavagem de Madeleine e tem Roberto Chaves como protagonista.

“Já participei inúmeras vezes da Lavagem da Madeleine e sempre me emociono”, diz Carlinhos Brown. “É uma festa brasileira respeitadíssima, onde essa expressão do sincretismo baiano, tal qual a Lavagem do Bonfim, a Lavagem de Nossa Senhora da Conceição e outras Lavagens. Paris sempre teve as portas abertas para que a gente realizasse isso, colocando em evidência a cultura brasileira. É um encontro lindo entre parisienses, brasileiros e pessoas de todo o mundo.”

Entre as atrações, o cantor e compositor baiano, Juliann Tavares, antecede o show de Brown, levando a energia dos seus hits “pop-latino” para o público. O desfile acontece pelas ruas de três bairros de Paris: sai da Praça da República, passa pela Ópera Garnier até chegar na Igreja de “la Madeleine”, às 15h, quando artistas e manifestações culturais se apresentam na praça da Madeleine. O cortejo surgiu em 1998, ainda na Igreja do Sagrado Coração (Sacré Coeur), por iniciativa de Robertinho Chaves, natural da cidade de Santo Amaro da Purificação, interior da Bahia, para aliviar o seu “banzo” de imigrante. O então dançarino do grupo de lambada Kaoma criou o evento inspirado na tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador.

Advertisement

“É um evento de resistência cultural do povo negro e quilombola”, explica Robertinho. “A mensagem da lavagem é de paz, contra a intolerância religiosa e por respeito a todos os povos e crenças. É mostrar o Brasil da diversidade na França e no mundo, nossas culturas sem estereótipos. Levamos às ruas o maracatu, a capoeira, o cortejo, o Batala, o samba, para mostrar quem somos, em nossa essência e potência. É um evento feito com muito amor e reconhecido por toda essa simbologia artística e de luta.”

O cortejo reúne manifestações populares de todas as regiões do Brasil, como grupos de samba-reggae, maracatu e escolas de samba. Nos últimos anos, além das Alas das Baianas, tem se destacado o grupo Mulheres da Resistência, que, junto com o ideário popular acerca da santa, deu origem ao hino da Lavagem, intitulado “Madalena abençoar”, composição de Roberto Chaves junto com o cantor e compositor, Charles Theone.

A programação completa está sendo divulgada nas redes sociais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cultura brasileira ocupa as ruas de Paris na Lavagem da Madeleine 2023
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui