Cultura para todos: Governo do Estado leva CEUs a 19 municípios do Rio de Janeiro
Iniciativa prevê construção de espaços comunitários com foco em educação, arte e lazer em comunidades como Jacarezinho e Cesarão
O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou a construção de 20 Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) em 19 municípios fluminenses. Os equipamentos, que contarão com investimento do Novo PAC, serão instalados em terrenos selecionados em parceria com o Programa Cidade Integrada e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O Rio de Janeiro receberá duas unidades, uma no Jacarezinho e outra no Cesarão, enquanto outras 18 cidades serão contempladas com um CEU cada.
Compostos por espaços como bibliotecas, salas multiuso, áreas de lazer e serviços sociais, os CEUs buscam democratizar o acesso à cultura e promover a cidadania. “Com a distribuição dos terrenos em diferentes municípios, inclusive dentro do Jacarezinho e do Cesarão, regiões da capital com vulnerabilidade socioeconômica, estaremos atingindo um número relevante de jovens, diminuindo a desigualdade e promovendo a cidadania”, afirmou o governador Cláudio Castro.
O projeto prevê módulos para biblioteca, incubadora cultural e espaço multiuso, além de módulos eletivos que serão escolhidos pela comunidade, como laboratório de economia criativa, cineteatro, cozinha comunitária, estúdio de gravação, sala de dança, equipamento de ginástica, quadra poliesportiva e parque infantil.
“Chegar a tantas cidades com um projeto que fala sobre democratização do acesso à cultura é exatamente a nossa missão”, disse a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
As obras serão acompanhadas pelo Programa Cidade Integrada, que terá papel fundamental na escolha e adequação dos terrenos. “O Cidade Integrada está participando de todos os projetos, inclusive com a escolha dos terrenos no âmbito do programa, com a vistoria e aprovação das áreas e acompanhamento futuro das obras”, explicou a coordenadora do programa, Ruth Jurberg.
O presidente da EMOP-RJ, André Braga, destacou o impacto dos CEUs no desenvolvimento local: “A construção dos CEUs da Cultura terá um grande impacto e alcance no desenvolvimento econômico e sustentável nessas localidades. São iniciativas que vão fortalecer a cultura, gerar emprego, renda e inclusão social, antes, durante e após a conclusão das obras”.
Além do Rio de Janeiro, serão contempladas as cidades de Angra dos Reis, Barra Mansa, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Casimiro de Abreu, Itaboraí, Japeri, Macaé, Magé, Piraí, Queimados, Rio Bonito, São Gonçalo, São João da Barra, Seropédica, Tanguá, Teresópolis e Vassouras.