Localizado na Zona Norte, Piedade começou a ser ocupada em meados do século XVIII. Desde então, viveu muita história. Algumas mais inusitadas, outras mais tristes, mas todas marcantes.
O motivo para o nome do bairro é uma dessas histórias inusitadas. Daquelas que quando contadas, há quem duvide seriamente.
[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis contribui para a valorização da cultura carioca
A estação ferroviária, que ficou pronta em 1873, onde hoje se encontra o bairro de Piedade, ficou conhecida como “Estação dos Gambás”, devido ao grande número desta espécie de animal na região.
“No momento de expansão ferroviária do Império em direção à Zona Norte da cidade do Rio, o Imperador resolveu fazer uma parada em uma região onde havia vários gambás. Por conta disso, o lugar ficou conhecido como Parada Gambá ou Estação Gambá“, conta o historiador André Nunes.
A população local não gostou nada da ideia e, então, uma senhora enviou uma carta ao diretor da Estrada de Ferro pedindo por piedade que o nome fosse mudado.
“O diretor respondeu: ‘Minha senhora, será feito. E o nome será Piedade’. Ela gostou, e ficou assim“, conta André Nunes. Logo, o nome da Estação virou nome do bairro.
No dia 15 de agosto de 1909, uma história triste marcou as memórias do bairro. Um crime passional envolveu o escritor Euclides da Cunha – autor de Os Sertões. Euclides foi assassinado pelo amante de sua esposa, o militar Dilermando de Assis, em sua residência na Estrada Real de Santa Cruz (atual Avenida Dom Hélder Câmara).
Outros momentos históricos estão ligados ao bairro. A Igreja gótica do Divino Salvador é um símbolo. A primeira Universidade do subúrbio carioca, a Universidade Gama Filho, foi fundada em 1939, no bairro. As informações não são precisas, mas há quem diga que Piedade foi o primeiro bairro do subúrbio a ter luz elétrica.
Por essas e muitas outras, Piedade faz parte da história carioca. E como.
Quantos existe o bairro pidade
Eu também já li em algum livro que o bairro de piedade foi realmente o primeiro a receber luz elétrica.