O ex-prefeito Cesar Maia, eleito vereador no dia de ontem, hoje publicou em seu ex-blog algumas curiosidades sobre as eleições no Rio de Janeiro. Como o fato que muitos líderes não conseguiram eleger seus candidatos, incluindo Wagner Montes, Lindbergh Farias e Jandira Feghali e que dois importantes partidos de esquerda, PCdoB e PPS, não elegeram nenhum vereador.
Veja os comentários de Maia:
CURIOSIDADES SOBRE AS ELEIÇÕES-2012 NO RIO-CAPITAL!
1. Líderes que não conseguiram eleger vereadores, seus apoiados explícitos: Lindbergh não elegeu Gusmão / Garotinho não elegeu Peregrino / Wagner Montes não elegeu Wagner Montes filho/ Cidinha Campos não elegeu Ricardo Campos/ PCdoB-Jandira Feghali não elegeu Roberto Monteiro/ Pedro Paulo, primeiro secretário do prefeito, não elegeu Bruno Ramos / Zé Dirceu não elegeu Marcelo Sereno/ Flamengo não elegeu sua presidente Patricia Amorim / PCdoB e PPS não elegeram um só vereador.2. Abstenção+Brancos+Nulos. Em 2008, 1.272.473 eleitores não votaram, o que correspondeu a 27,9% dos eleitores inscritos. Em 2012, 1.472.537 eleitores não votaram, o que corresponde a 31,2%. Ou 200.064 eleitores a mais não votaram.
3. A maldição da Cidade da Música. Os campeões da CPI anti-Cidade da Música – Vereadora Andréa Vieira não se candidatou e seu candidato Arraes, de seu partido, não se elegeu. E Roberto Monteiro do PC do B, presidente da CPI, não se elegeu e usou o tema como seu carro-chefe na TV.
4. Dezoito partidos estarão representados na Câmara Municipal de 51 Vereadores.
5. Só um candidato –Vereadora Rosa Fernandes- conseguiu atingir o cociente eleitoral. Em 2008 também e com a mesma votação, Vereadora Lucinha.6. Essa foi proporcionalmente a eleição mais pulverizada dos últimos anos no Rio. Apesar do eleitorado ter crescido, o cociente eleitoral para eleger um vereador caiu em relação a 2008, de 64.310 para 63.668.
PULVERIZAÇÃO DOS VOTOS NO RIO E REFORMA POLÍTICO-ELEITORAL!
1. Em 2012 foram 1.715 candidatos a vereador 33,627 por vaga. Em 2004 eram 1.109 candidatos a vereador 22,180 por vaga. A proporção de candidatos que não chegaram a ter MIL votos em 2012 ficou próxima a 90%. Mais uma razão para reforma politico-eleitoral.2. A esquerda que aderiu ao PMDB -PT, PC do B e PPS- só elegeu um vereador e no PT. Os demais do PT nada têm a ver com o PT.
3. Os coordenadores de programas assistenciais do governo e da oposição, não se elegeram. Os subprefeitos não se elegeram.
4. Os evangélicos orgânicos elegeram 5 vereadores: 3 da Igreja Universal, um do Pastor Malafaia e o filho do Pastor Kessler. A Igreja Mundial e RR Soares não elegeram seus candidatos.