Curiosidades sobre o Parque Maria Lenk

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Revista Mundo Estranho, uma das melhores revistas para jovens de hoje em dia, trouxe mais um infográfico sobre as curiosidades dos equipamentos dos Jogos Panamericanos. É claro que para ver o infográfico completo você vai precisar comprar a revista, mas pode comparar os dados com as fotos do Maria Lenk.

Nada de Marola

Tanto as piscinas quanto o tanque de saltos têm um sistema antimarola: canaletas laterais escoam as ondulações acima da lâmina d`água, mantendo o nível estável. Dessa forma, os nadadores enfrentam menos turbulência nas raias do canto, o que torna as provas mais competitivas.

Banho-Maria

Advertisement

O aquecimento da água seguirá os padrões da Federação Internacional de Natação (Fina), que determina que, para a natação, a temperatura da água só pode variar entre 25o e 28oC e ficar o mais próximo possível de 26oC nos saltos ornamentais e nado sincronizado.

Por Água Abaixo

Para apresentações de nado sincronizado, foi instalado um sistema de som subaquático na piscina principal. São 14 caixas de som – sete em cada lado da piscina – especialmente desenvolvidas para o ambiente, digamos, molhado.

Banho de Esguicho

Nas competições de salto, esguichos “balançam” a água para facilitar a visualização da superfície e evitar entradas tortas na água. Depois do Pan, um sistema mais moderno, que solta bolhas debaixo d`água, substituirá o esguicho.

Salto Alto ou Baixo

No Pan, os saltos ornamentais só rolam em trampolins de 3m – feitos do mesmo alumínio usado em asas de avião – e na plataforma de 10m – acessada por meio de um elevador. Mas também há plataformas de 1, 3, 5 e 7,5m e um trampolim de 1m.

Impacto Profundo

O tanque de saltos tem 5m de profundidade na parte mais funda e 3,8m na mais rasa. A piscina principal tem 3m, o que é exigido pela Fina para as provas de nado sincronizado. A de aquecimento tem entre 1,35 e 1,65m.

Aquecendo as Nadadeiras

Antes das provas, os atletas podem se aquecer em uma piscina externa, que mede 50 por 20m e tem oito raias, duas a menos do que a piscina principal. Na hora da prova, os competidores deixam a piscina de aquecimento e entram no estádio através de uma rampa exclusiva.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Curiosidades sobre o Parque Maria Lenk
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui