Com seu charme e presença nas ruas da cidade há muitos anos, as árvores embelezam diversos bairros do Rio de Janeiro. Procuradas por oferecer sombra e frescor durante os dias quentes de verão, elas são um refúgio para aqueles que buscam alívio do calor. No entanto, conforme relato recebido pelo DIÁRIO DO RIO, na última quarta-feira (18/09), um pau-brasil plantado pela Fundação Parques e Jardins (FPJ) há dois anos foi cortado sem autorização por um curso de inglês em Botafogo, na zona Sul da cidade.
O crime ocorreu na rua Vicente de Sousa, esquina com a Muniz Barreto. O ato foi registrado por um leitor do jornal, que acionou a patrulha ambiental. Na tentativa de escapar da flagrante, o sócio do curso de inglês tentou recolocar a árvore, mesmo sem as raízes, antes da chegada dos agentes.
Moradores da área, que cuidavam e regavam a Caesalpinia echinata, nome científico da árvore, manifestaram indignação com a situação. O DIÁRIO DO RIO entrou em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, mas ainda não obteve resposta sobre o caso.
Vale lembrar que a autorização para a poda ou remoção de árvores em áreas públicas deve ser solicitada exclusivamente à prefeitura. O serviço deve ser realizado por uma empresa ou profissional credenciado pela Fundação Parques e Jardins. A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB) é responsável pela poda e remoção de árvores em calçadas, praças e parques.
Espécie típica das florestas tropicais brasileiras e da Mata Atlântica, o pau-brasil se estende do litoral do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro. Em 2004, entrou para a lista de árvores ameaçadas de extinção e sua exploração comercial está agora restrita por lei.
Existe esse crime acontecendo quase que diariamente na comunidade do Chapel Mangueira no Leme, porque vocês não dão uma fiscalizada, a comunidade cresce absurdamente derrubando árvores nativas e acabando com os animais, mas isso ninguém vê!!!!!
Tem que divulgar o nome do curso , obrigar eles plantar 10 árvores! Principalmente boicotar esse curso!
A ignorância, no sentido de não conhecer as regras, legais e sociais. Nos afeta demais! Não conhecer o que podemos e o que não podemos fazer é ainda uma grande fraqueza da maioria de nós.
Agravante é ser do Nosso Pau Brasil, que talvez ele nem soubesse do que se trata.
Mas vou dizer uma coisa: a diferença ao mostrar o Pau-Brasil para Brasileiros e para estrangeiros é chocante. Os estrangeiros admiram e lembram da nossa ligação com a planta. Já ouvi de visitantes Brasileiros e até de “Cariocas” um “ah, tá”…
Na Avenidas Calógeras e Presidente Wilson (Centro) nos últimos anos envenenaram pelo menos 3 árvores (despejando produtos químicos em suas raízes) até que morressem e cortaram outras tantas depois da reforma de um dos edifícios da área. Denunciei a este e outros jornais e à Prefeitura mais de uma vez mas ninguém se interessou. Há alguns anos era comum ouvir-se o canto de sabiás à tarde, mas desde que condomínios comerciais da área começaram a matar as árvores, as aves quase desapareceram.
O curso é o Minds, vamos ligar pra lá cobrando explicações: 21 96476 6222
O referido curso de inglês é o Minds! Boicote geral!
https://maps.app.goo.gl/B8Y4QqKiBtxRkCrA6
NOME DO CURSO
Minds
https://maps.app.goo.gl/B8Y4QqKiBtxRkCrA6
Cadeia, Multa aos proprietários e plantação da mesma espécie no local e ainda que facam a manutenção da mesna! O mínimo que se pode fazer! Multa é o de menos.
Cadeia???
Porra e pra político corrupto??
Pra quem mata, estuprador??
Porra cadeia pq arrancou uma árvore? Pqp
Pena de morte pra traficante, então para maconheiros, drogados que matam sob efeitos dessas nojeiras né??
Pra isso ninguém pede cadeia afff
Quero ver nas favelas quem arranca árvore ser preso kkkkkk
Tanta gnt pra mandar pra cadeia primeiro.
Mas não. Manda esse aí que cortou uma árvore kkkkk ????