O Estúdio Escola de Animação, um dos principais projetos de formação em animação do país, está com inscrições abertas para sua 13ª edição. Com 45 vagas gratuitas, o curso oferece uma porta de entrada para jovens de 16 a 24 anos que sonham em trabalhar na indústria criativa. As inscrições podem ser feitas até 30 de março no site www.estudioescola.com.br/regulamento-eea-2025/.
Anyke Louisy, ex-aluna do programa e hoje estagiária na Miríade Produção Animada, é um exemplo de como a iniciativa transforma vidas. Moradora de São Gonçalo (RJ), ela encontrou no curso a chance de transformar sua paixão por histórias em carreira. “O método de ensino é direto e objetivo, exatamente o que a indústria procura. O Estúdio Escola não só aprimorou minhas habilidades, mas me deu a confiança que eu precisava para entrar no mercado”, destaca.
Aprendizado na prática e inserção no mercado
Com duração de 7 meses, o curso simula um estúdio profissional, onde os alunos produzem um curta-metragem autoral usando o Toon Boom, software líder no mercado de animação. Além do desenvolvimento técnico, os participantes têm contato com profissionais experientes e aprendem a trabalhar em equipe – habilidades essenciais para quem deseja se destacar na área.
Paula Sued, diretora da Baluarte Cultura, uma das realizadoras do projeto, ressalta o impacto social da iniciativa: “Nosso compromisso vai além da formação: acolhemos esses jovens e fortalecemos suas trajetórias, promovendo inclusão produtiva e revelando talentos.” Os números comprovam o sucesso: 40% dos ex-alunos já estão empregados, alguns até em estúdios internacionais.
Ex-alunos viram professores e multiplicam conhecimento
Anderson Cruz, que foi aluno em 2022, hoje é professor do Estúdio Escola. “Ser chamado para ensinar foi a realização de dois sonhos: trabalhar com animação e seguir os passos da minha mãe, que é professora”, conta. Ele emociona-se ao ver ex-alunos empregados e acredita que, em breve, farão projetos juntos no mercado.
Já Aldrey Mury, selecionado para a turma avançada (nível 2) após se destacar no curso, conseguiu um estágio no Copa Studio enquanto ainda estudava. “O Estúdio Escola foi um marco na minha carreira. Hoje tenho mais clareza sobre em qual área da animação quero atuar”, afirma.
Expansão e apoio de grandes parceiros
Referência no setor, Zé Brandão, diretor criativo do projeto e sócio do Copa Studio, celebra o crescimento da animação no Brasil: “Investir em novos talentos é essencial para o mercado. Este ano, levaremos o projeto pela primeira vez ao Espírito Santo, ampliando ainda mais nossa capacidade de descobrir potenciais criativos.”
O Estúdio Escola de Animação é patrocinado pela Prefeitura do Rio e Secretaria Municipal de Cultura, com copatrocínio da ONS, Atlas Professionals, TKE e apoio de empresas como Toon Boom Animation, Controllab e Eletromídia, por meio de leis de incentivo.
Serviço
? Inscrições: 17 a 30 de março de 2025
? Local: Centro do Rio de Janeiro
? Público: Jovens de 16 a 24 anos, moradores do Rio ou Grande Rio
? Mais informações e inscrição: www.estudioescola.com.br