Os tradicionais postes de iluminação “colar de pérolas” localizados, na Avenida Atlântica, em Copacabana, serão objeto de revitalização até o final de 2022. Vitimados pelo descaso, pelo vandalismo e pela maresia inclemente, os equipamentos serão modernizados e restaurados com a nova iluminação em LED, segundo informações da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Os postes, que são da década de 1930, fazem parte do patrimônio histórico da cidade e sempre garantiram um charme muito especial à Princesinha do Mar. Dos mais de 70 postes distribuídos pela Atlântica, 30 estão em péssimo estado de conservação. Não que os demais estejam bem, segundo o presidente da Sociedade Amigos de Copacabana (SAC), Horácio Magalhães, que denunciou o descaso com os equipamentos nas redes sociais.
De acordo com Magalhães, há 8 anos, após uma intensa cobrança, os postes foram restaurados pelo poder público municipal. Mas, com o tempo, a situação de abandono aliada às ações do tempo e de vândalos acabaram por incidir novamente sobre os postes. Muitos dos quais não funcionam, estão cobertos por ferrugem e sem cápsulas.
Horácio Magalhães destaca que por serem tombados, os postes da Atlântica deveriam ser motivo de conservação criteriosa. Algo que não tem ocorrido.
A RioLuz, por sua vez, adiantou que está elaborando um projeto para a restauração dos equipamentos. As cúpulas históricas dos postes também serão substituídas por réplicas das luminárias existentes. Segundo a instituição, a previsão é de que o projeto de restauração tenha início em novembro de 2022.
As informações são do jornal O Globo.