Dança do passinho se torna patrimônio cultural do Rio de Janeiro  

A deputada Verônica Lima é autora da Lei 10289/2024 que pretende descriminalizar a cultura da  favela

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/A Batalha do Passinho

O Governo do Estado do Rio de Janeiro sancionou a lei nº 10.289/2024, de autoria da deputada estadual Verônica Lima (PT), que declara a Dança do Passinho como Patrimônio Cultural Imaterial do RJ.

“Transformar o passinho em patrimônio é dar visibilidade a esse movimento cultural tão importante, além  de colaborar na descriminalização do Funk e das expressões artísticas dos jovens das comunidades, favelas e periferias, fortalecendo a nossa cultura popular”, comenta a deputada Verônica Lima.

Advertisement

O Passinho teve início no baile do Complexo do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, no interior da cultura funk, no início dos anos 2000, se popularizando nas comunidades cariocas. 

A dança é uma manifestação artística inovadora, que possui elementos do cotidiano dos jovens das comunidades, além de acionar um repertório rico de movimentos que envolve elementos do kuduro, acrobacias, capoeira, ballet,  hip-hop e mais.

Sua transformação em patrimônio é, portanto, um reconhecimento da sua relevância cultural, artística e até mesmo econômica para a vida de jovens periféricos. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dança do passinho se torna patrimônio cultural do Rio de Janeiro  
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Dança do passinho se torna patrimônio cultural do Rio de Janeiro  
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui