Dani Monteiro: Quem mandou matar Marielle Franco? Por quê?

Hoje, dia em que Marielle completaria 44 anos, saber quem são e por quê fizeram o que fizeram, talvez ajude a apaziguar a dor dos seus

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Arquivo pessoal

A pergunta nunca quis calar. Afinal, quem mandou matar Marielle Franco, vereadora eleita e em exercício no cargo, no Rio de Janeiro? Faz mais de cinco anos daquela noite em que ficamos atônitos, palavra que (talvez) resuma o que sentimos quando saímos da Casa das Pretas e recebemos, pouco depois, a notícia. O assombro que nos tomou serviu também para que tivéssemos a convicção de que algo, definitivamente, vai muito mal na disputa política e por território em nosso estado.

A vereadora Marielle Franco (PSOL), de 38 anos, foi assassinada na noite do dia 14 de março, dentro de seu carro, no Estácio, na região norte do Rio, atingida por quatro disparos no rosto, esses eram os textos que tomaram as manchetes dos jornais. O seu motorista, Anderson Gomes, também foi alvejado e morreu antes que o socorro chegasse. Marielle, para quem ainda não sabe, foi a quinta vereadora mais votada do Rio nas eleições de 2016 e, até agora, mais de cinco anos depois do crime, não foram identificados os mandantes da emboscada fatal.

Certa vez, ao longo desses anos de silêncio e reviravoltas das investigações e da evidente falta de respostas, eu disse, durante uma entrevista, que aqueles que mandaram matar uma mulher preta no exercício do seu mandato pensaram que, certamente, “ninguém ia se importar”. Os 13 disparos na direção do carro em que estavam Marielle e Anderson ecoaram mais longe do que eles conseguiram prever: o crime bárbaro abalou o país e repercutiu mundo afora.

Esta semana, no entanto, veio um duplo sopro de esperança, na medida em que queremos chegar aos mandantes do crime. Hoje, dia em que Marielle completaria 44 anos, saber quem são e por quê fizeram o que fizeram, talvez ajude a apaziguar um tanto da dor que ainda sentem os seus pais, a sua filha, a sua viúva, os seus amigos e os seus companheiros de luta por garantia de direitos humanos para todos.

Advertisement

“Não sou livre enquanto outra mulher for prisioneira, mesmo que as correntes dela sejam diferentes das minhas”, disse ela, em seu último evento, poucos minutos antes de sua morte ainda inexplicada. A quem interessaria, afinal, em pleno ano eleitoral, a morte da vereadora que poderia, inclusive, sair candidata ao Senado? Que a Polícia Federal, finalmente, nos dê essa resposta.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dani Monteiro: Quem mandou matar Marielle Franco? Por quê?
Advertisement

8 COMENTÁRIOS

  1. Na minha opinião foi um dos traficantes que ela lidava, ou alguém aqui acha que traficantes tem consciência social ?

    Agora , o porque fizeram isso, aí eh mais complicado, essa galera mata por matar, difícil saber qual foi o real motivo.

    Fiz uma pesquisa aqui, só na baixada já morreram 4 vereadores após a morte dessa vereadora, querido diário do Rio, haverão matérias sobre isso tbm ?

  2. Pois é! Sugiro ler toda a tentativa frustrada de abrir os olhos dos principais “interessados” sobre esse caso repleto de inconsistências e narrativas vazias publicado no site Duplo Expresso: “Cui Bono (finalmente): quem matou Marielle? E por quê?”.

    Negócio do PSOL é fazer pergunta retórica e contagem marketeira.

    • Verdade. Esse caso é uma esculhambação só. Aceitam qualquer coisa. Umas histórias bem estapafúrdias que não batem.

      O Saci Pererê de 50 anos atirar com um carro em movimento, com duas armas, uma em cada mão…com precisão…mirando…na diagonal, acertando duas pessoas. Ah claro, parece verossímil sim.

      O outro suposto atirador que mataram na Bahia parecia ter mais condições pra isso.

  3. Dani, pergunte ao general Braga Netto interventor/governador do RJ e ao secretário de segurança pública do estado da época, o general Richard Fernandez Nunes.

    O PSOL tem coragem?

  4. Devia era dar graças a Deus de quem matou já estar preso!!!80%dos crimes não são solucionados,e muito menos culpados pra lá de manjados são presos(sempre tem quem os defenda)!!Qto a quem mandou?Tem muitos crimes na fila para serem solucionados antes desse “detalhe”…pode ser até fogo amigo

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui