A Associação da Imprensa do Brasil (AIB) irá promover, em 14 de novembro, a 13ª edição do Troféu AIB de Imprensa que homenageará vários profissionais que se destacaram em suas áreas de atuação, durante o ano de 2022. O evento acontecerá no belíssimo Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro. Entre os homenageados estão o ex-secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz; os atores, Fernanda Montenegro e Tony Ramos; o cantor, Gilberto Gil, entre outros. Com informações da AIBNews
O médico sanitarista, Daniel Soranz pode ser considerado um dos grandes nomes do Saúde Pública do Rio de Janeiro. Professor e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Daniel trabalhou como médico de família no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), posição que lhe deu grande experiência quanto ao entendimento das carências da população da capital fluminense. Foi em parceria com o atual prefeito Eduardo Paes (PSD), que Soranz pôde dar desdobramento às estratégias de desenvolvimento e consolidação da Saúde Primeira da região elaboradas ainda em seus tempos de estudante na Fiocruz.
Por falar em Daniel Soranz, sua campanha tem conquistado o apoio de grande celebridades. Depois da adesão da socialite carioca Narcisa Tamborindeguy, o candidato que também é seguido nas redes por diversos famosos como a promoter Carol Sampaio, o humorista Marcelo Adnet, o ex-atleta olímpico Diego Hypolito e o ator Marcos Majella, ganha cada vez mais reforços no time de estrelas. A empresária e diretora de TV Marlene Mattos também já possui um candidato para chamar se seu.
Entre 2009 e 2014, Daniel Soranz chefiou a Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde da cidade do Rio. Tendo ocupado o cargo de secretário municipal de saúde da capital fluminense, entre 2014 e 2016, no primeiro mandato do Prefeito Eduardo Paes (PSD), o médico realizou a reforma dos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) do município. Daniel Soranz participou ainda da organização do sistema de Saúde da cidade durante a realização dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Daniel também esteve à frente da expansão da Estratégia Saúde da Família (ESF) na cidade, programa considerado modelo de organização da Atenção Primária à Saúde, no Sistema Público de Saúde (SUS). Posteriormente, a Estratégia Saúde da Família foi alçada à posição de coordenadora de toda a rede de saúde local, e as unidades básicas de saúde foram batizadas como “Clínicas da Família”. Tais estruturas sanitárias foram multiplicadas, aumentando a cobertura de saúde da família de 3,5% para 70%, entre 2009 e 2016.
Com a reeleição do Eduardo para o seu terceiro mandato, Daniel Soranz voltou a coordenar Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro encarando um desafio de extrema emergência sanitária no Brasil e no mundo. O macabro cenário imposto pela desconhecida Covid-19, exigiu de Daniel Soranz e da Prefeitura um sério e amplo planejamento de medidas de restrição da mobilidade populacional, além de um elogiado programa de vacinação da população carioca contra a doença, no âmbito do Plano de Contingência do Município do Rio de Janeiro para o enfrentamento da Covid-19. Para fazer com que a cidade voltasse à normalidade produtiva o poder público municipal instituiu o Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC), do qual Soranz foi presidente, além do Centro de Operações de Emergência da Covid-19, para monitoramento da doença e tomada de decisões. Daniel foi um dos idealizadores do Centro de Inteligência Epidemiológica (CIE), portal de monitoramento que serve como base na tomada das decisões em saúde pública. Em março deste ano, o médico deixou o cargo de secretário municipal de saúde e voltou às suas atividades na Fiocruz.
Por sua atuação durante o grave período pandêmico que abateu a cidade do Rio de Janeiro e do qual ele seguramente foi um dos grandes promotores da volta à normalidade produtiva, Daniel Soranz receberá uma moção da Associação da Imprensa do Brasil (AIB), na sua 13ª edição do Troféu AIB de Imprensa.
Em 2011, Daniel Soranz já havia sido condecorado com a Medalha de Mérito Pedro Ernesto pela Câmara de Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro, comenda máxima do município entregue àqueles que se destacam na sociedade brasileira. No ano seguinte, ele receberia da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), a Medalha Tiradentes, condecoração dada àqueles que prestaram serviços relevantes ao Estado do Rio. Em 2013, Soranz foi homenageado como Cidadão do Município do Rio de Janeiro, além de ter recebido o Prêmio Bertrand Edward Dawson, como Gestor de Destaque na Área da APS/MFC, da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade da Associação Médica Brasileira.
As votações para a escolha dos profissionais do ano em suas várias categorias de atuação ainda estão abertas e podem ser feitas até o dia 20/09 pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeex_gDHGuDafXcgd5VcMEg7vm_5NhySKDw7a3qSyDVHgBSLA/viewform
Veja abaixo, as categorias e os profissionais que estão concorrendo ao Troféu AIB de Imprensa 2022:
Destaque Especial
Fernanda Montenegro
Gilberto Gil
Tony Ramos
Jornalista Rodolfo Schneider
Record Tv Rio – Emissora de Tv Regional
Moções (Diplomas)
Ex-Secretário de Saúde – Daniel Soranz
Presidente da Fiocruz – Nísia Trindade Lima
Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ – Danielle Barros
Subprefeita de Jacarepaguá (RJ) – Talita Galhardo
Subprefeito da Barra, Recreio e Vargens (RJ) – Raphael Lima
Presidente da Associação dos Produtores de Teatro (APTR) – Eduardo Barata
Apresentadora do Programa Gente Carioca – Cida Moraes
Delegado da 16a DP
Comandante do 31o. Batalhão
Comandante do Barra Presente
Barra Shopping
Sheraton
Rede Be Offices
Melhor ator
Wladimir Britcha (Quanto mais vida Melhor-Tv Globo)
Mateus Solano (Quanto mais vida Melhor-Tv Globo)
Irandhir Santos (Pantanal-Tv Globo)
Daniel Blanco (Reis-Record)
Carlo Porto (Carinha de Anjo – SBT)
Melhor atriz
Paolla Oliveira (Cara e Coragem-Tv Globo)
Giovana Antonelli (Quanto mais vida Melhor – Tv Globo)
Isabel Teixeira (Pantanal – Tv Globo)
Stephany Brito – Reis – Record)
Debora Sartori (reis – Record)
Melhor Youtuber
Carlinhos Maia
Whinderson Nunes
Felipe Neto
Kefera
Camila Loures
Melhor Influencer
Anitta
Juliete
Gil do Vigor
Larissa Manoela
Tatá Werneck
Canal de Notícias Tv Fechada
Joven Pan
Globo News
Band News
Record News
CNN
Melhor Jornalista
Maju Coutinho (Tv Globo)
Pedro Figueiredo (Tv Globo)
Cesar Trali (Tv Globo)
Roberto Cabrini (Record)
Willian Travassos (Joven Pan)
Melhor apresentador de Entretenimento Tv
Fausto Silva (Band)
Mion (Tv Globo)
Huck (Tv Globo)
Serginho groisman (Tv Globo)
Rodrigo Faro (Record)
Escolha da comissão da AIB
Melhor Filme – Medida Provisória
Melhor Programa de Entrevista – Que História É Essa Porchat?
Melhor Programa Jornalístico – Globo Repórter
Empresários do ano
Gastronomia – João Diniz
Sustentabilidade Social – Francisco Magalhaes
O evento também irá homenagear a Academia Brasileira de Letras (ABL) pelos seus 125 anos.