Daniel Soranz, Fernanda Montenegro, Gilberto Gil: alguns dos homenageados com Troféu AIB de Imprensa

Médico sanitarista, professor e pesquisador da Fiocruz, Soranz é um dos homenageados na 13a. Edição do Troféu AIB de Imprensa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Ex-secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz / Reprodução

A Associação da Imprensa do Brasil (AIB) irá promover, em 14 de novembro, a 13ª edição do Troféu AIB de Imprensa que homenageará vários profissionais que se destacaram em suas áreas de atuação, durante o ano de 2022. O evento acontecerá no belíssimo Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro. Entre os homenageados estão o ex-secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz; os atores, Fernanda Montenegro e Tony Ramos; o cantor, Gilberto Gil, entre outros. Com informações da AIBNews

O médico sanitarista, Daniel Soranz pode ser considerado um dos grandes nomes do Saúde Pública do Rio de Janeiro. Professor e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Daniel trabalhou como médico de família no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), posição que lhe deu grande experiência quanto ao entendimento das carências da população da capital fluminense. Foi em parceria com o atual prefeito Eduardo Paes (PSD), que Soranz pôde dar desdobramento às estratégias de desenvolvimento e consolidação da Saúde Primeira da região elaboradas ainda em seus tempos de estudante na Fiocruz.

Por falar em Daniel Soranz, sua campanha tem conquistado o apoio de grande celebridades. Depois da adesão da socialite carioca Narcisa Tamborindeguy, o candidato que também é seguido nas redes por diversos famosos como a promoter Carol Sampaio, o humorista Marcelo Adnet, o ex-atleta olímpico Diego Hypolito e o ator Marcos Majella, ganha cada vez mais reforços no time de estrelas. A empresária e diretora de TV Marlene Mattos também já possui um candidato para chamar se seu.

Entre 2009 e 2014, Daniel Soranz chefiou a Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde da cidade do Rio. Tendo ocupado o cargo de secretário municipal de saúde da capital fluminense, entre 2014 e 2016, no primeiro mandato do Prefeito Eduardo Paes (PSD), o médico realizou a reforma dos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) do município. Daniel Soranz participou ainda da organização do sistema de Saúde da cidade durante a realização dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Daniel também esteve à frente da expansão da Estratégia Saúde da Família (ESF) na cidade, programa considerado modelo de organização da Atenção Primária à Saúde, no Sistema Público de Saúde (SUS). Posteriormente, a Estratégia Saúde da Família foi alçada à posição de coordenadora de toda a rede de saúde local, e as unidades básicas de saúde foram batizadas como “Clínicas da Família”. Tais estruturas sanitárias foram multiplicadas, aumentando a cobertura de saúde da família de 3,5% para 70%, entre 2009 e 2016.

Advertisement

Com a reeleição do Eduardo para o seu terceiro mandato, Daniel Soranz voltou a coordenar Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro encarando um desafio de extrema emergência sanitária no Brasil e no mundo. O macabro cenário imposto pela desconhecida Covid-19, exigiu de Daniel Soranz e da Prefeitura um sério e amplo planejamento de medidas de restrição da mobilidade populacional, além de um elogiado programa de vacinação da população carioca contra a doença, no âmbito do Plano de Contingência do Município do Rio de Janeiro para o enfrentamento da Covid-19. Para fazer com que a cidade voltasse à normalidade produtiva o poder público municipal instituiu o Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC), do qual Soranz foi presidente, além do Centro de Operações de Emergência da Covid-19, para monitoramento da doença e tomada de decisões. Daniel foi um dos idealizadores do Centro de Inteligência Epidemiológica (CIE), portal de monitoramento que serve como base na tomada das decisões em saúde pública. Em março deste ano, o médico deixou o cargo de secretário municipal de saúde e voltou às suas atividades na Fiocruz.

Por sua atuação durante o grave período pandêmico que abateu a cidade do Rio de Janeiro e do qual ele seguramente foi um dos grandes promotores da volta à normalidade produtiva, Daniel Soranz receberá uma moção da Associação da Imprensa do Brasil (AIB), na sua 13ª edição do Troféu AIB de Imprensa.

Em 2011, Daniel Soranz já havia sido condecorado com a Medalha de Mérito Pedro Ernesto pela Câmara de Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro, comenda máxima do município entregue àqueles que se destacam na sociedade brasileira. No ano seguinte, ele receberia da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), a Medalha Tiradentes, condecoração dada àqueles que prestaram serviços relevantes ao Estado do Rio. Em 2013, Soranz foi homenageado como Cidadão do Município do Rio de Janeiro, além de ter recebido o Prêmio Bertrand Edward Dawson, como Gestor de Destaque na Área da APS/MFC, da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade da Associação Médica Brasileira.

As votações para a escolha dos profissionais do ano em suas várias categorias de atuação ainda estão abertas e podem ser feitas até o dia 20/09 pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeex_gDHGuDafXcgd5VcMEg7vm_5NhySKDw7a3qSyDVHgBSLA/viewform

Veja abaixo, as categorias e os profissionais que estão concorrendo ao Troféu AIB de Imprensa 2022:

Destaque Especial

Fernanda Montenegro

Gilberto Gil

Tony Ramos

Jornalista Rodolfo Schneider

Record Tv Rio – Emissora de Tv Regional

Moções (Diplomas)

Ex-Secretário de Saúde – Daniel Soranz

Presidente da Fiocruz – Nísia Trindade Lima

Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ – Danielle Barros

Subprefeita de Jacarepaguá (RJ) – Talita Galhardo

Subprefeito da Barra, Recreio e Vargens (RJ) – Raphael Lima

Presidente da Associação dos Produtores de Teatro (APTR) – Eduardo Barata

Apresentadora do Programa Gente Carioca – Cida Moraes

Delegado da 16a DP

Comandante do 31o. Batalhão

Comandante do Barra Presente

Barra Shopping

Sheraton

Rede Be Offices

Melhor ator

Wladimir Britcha (Quanto mais vida Melhor-Tv Globo)

Mateus Solano (Quanto mais vida Melhor-Tv Globo)

Irandhir Santos (Pantanal-Tv Globo)

Daniel Blanco (Reis-Record)

Carlo Porto (Carinha de Anjo – SBT)

Melhor atriz

Paolla Oliveira (Cara e Coragem-Tv Globo)

Giovana Antonelli (Quanto mais vida Melhor – Tv Globo)

Isabel Teixeira (Pantanal – Tv Globo)

Stephany Brito – Reis – Record)

Debora Sartori (reis – Record)

Melhor Youtuber

Carlinhos Maia

Whinderson Nunes

Felipe Neto

Kefera

Camila Loures

Melhor Influencer

Anitta

Juliete

Gil do Vigor

Larissa Manoela

Tatá Werneck

Canal de Notícias Tv Fechada

Joven Pan

Globo News

Band News

Record News

CNN

Melhor Jornalista

Maju Coutinho (Tv Globo)

Pedro Figueiredo (Tv Globo)

Cesar Trali (Tv Globo)

Roberto Cabrini (Record)

Willian Travassos (Joven Pan)

Melhor apresentador de Entretenimento Tv

Fausto Silva (Band)

Mion (Tv Globo)

Huck (Tv Globo)

Serginho groisman (Tv Globo)

Rodrigo Faro (Record)

Escolha da comissão da AIB

Melhor Filme – Medida Provisória

Melhor Programa de Entrevista – Que História É Essa Porchat?

Melhor Programa Jornalístico – Globo Repórter

Empresários do ano

Gastronomia – João Diniz  

Sustentabilidade Social – Francisco Magalhaes  

O evento também irá homenagear a Academia Brasileira de Letras (ABL) pelos seus 125 anos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Daniel Soranz, Fernanda Montenegro, Gilberto Gil: alguns dos homenageados com Troféu AIB de Imprensa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui