Na eleição para prefeito do Rio de Janeiro deste ano há 14 candidatos, mas destes, apenas 10 estão aptos a participar dos debates. É que de acordo com a legislação eleitoral em vigor, são considerados aptos os candidatos de partidos políticos com representação no Congresso Nacional, de, no mínimo, 5 parlamentares (Deputados e/ou Senadores). Ou seja, estão aptos a participar, de acordo com especialistas do Instituto Rio 21:
- Benedita (PT)
- Clarissa (PROS)
- Eduardo Paes (DEM)
- Fred Luz (NOVO)
- Gloria Heloiza (PSC)
- Luiz Lima (PSL)
- Marcelo Crivella (Rep)
- Martha Rocha (PDT)
- Paulo Messina (MDB)
- Renata Souza (PSol)
Dos nomes mais relevantes, apenas Bandeira de Mello (REDE) não tem o direito legal de participar, já que no Congresso seu partido possui apenas 4 representantes, 1 deputado federal, e 3 senadores. Vale ressaltar que a Rede também não possui nenhum vereador no Rio de Janeiro.
Apesar de Rede TV! e Record terem confirmados os debates de São Paulo, até o momento não fizeram o mesmo com o Rio de Janeiro. Mas é provável que o da Record seja no dia 8 de novembro, às 22h.
A Rede Globo que, tradicionalmente, encerra o ciclo de debates na sexta-feira antes do domingo na eleição, dia 13/9 este ano, diz que só fará com os 4 candidatos mais bem colocados. Acontece que para isso é necessário o acordo de 2/3 dos candidatos com representação de até 5 congressista, o que dificilmente ocorrerá. Até porque temos um cenário eleitoral que deve ter vários candidatos empatados tecnicamente em 4º.
Vamos às datas e horários, o DIÁRIO DO RIO fará após cada debate um HOJE NO RIO ESPECIAL, em suas redes sociais, debatendo como foi a performance de cada candidato.
1º de Outubro – 22h30m
Band Rio
Simultâneo o BandNews TV, nas Rádios Bandeirantes e BandNews FM, no www.band.com.br, no aplicativo da Band para smartphones e no canal Band Jornalismo no YouTube
31 de Outubro – 17h45m CANCELADO
SBT Rio – 17h45m
8 de Novembro – 22h (a confirmar)
Record Rio
10 de Novembro – 20h
CNN