Datafolha: 88% dos moradores do Rio de Janeiro acreditam que a tirolesa irá fomentar o turismo da cidade

Pesquisa mostra que, para a maioria dos entrevistados, a iniciativa do Parque Bondinho Pão de Açúcar pode trazer repercussão internacional positiva

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Parque Bondinho

De acordo com uma pesquisa do Datafolha, 88% dos moradores do Rio de Janeiro acreditam que o projeto da tirolesa no Parque Bondinho Pão de Açúcar, que pretende conectar o Morro do Pão de Açúcar ao Morro da Urca, aumentará o turismo na cidade. Para a grande maioria, 78%, essa atração pode contribuir para melhorar a imagem do Brasil como um destino turístico de qualidade internacional.

A pesquisa também revelou que 84% das pessoas concordam que uma tirolesa é um atrativo interessante para um local turístico. Embora a proposta da nova tirolesa ainda não seja conhecida por todos, no geral, dois em cada três entrevistados (67%) têm uma opinião positiva sobre o projeto, enquanto 21% permanecem neutros e apenas 11% têm uma opinião negativa.

Além disso, apesar das críticas contínuas feitas por grupos contrários à iniciativa, resultados semelhantes foram encontrados no grupo de 37% dos entrevistados que estão cientes da proposta, com 65% de opiniões positivas e 19% de opiniões neutras dominando esse subgrupo da pesquisa. Para efeito de comparação, no grupo que não tem conhecimento da proposta (62%), 69% das respostas foram positivas, enquanto 23% foram neutras e 8% foram negativas.

Quando questionados sobre o que lhes vem à mente ao ouvir falar de uma tirolesa no Rio de Janeiro, 40% das menções estão relacionadas à recreação e 18% a locais turísticos. Palavras como “diversão”, “turismo” e “aventura” foram algumas das mais mencionadas durante a pesquisa.

Advertisement

O Instituto Datafolha realizou 815 entrevistas presenciais na capital fluminense e na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, entre os dias 7 e 11 de agosto deste ano, com moradores de 16 anos ou mais de todas as classes sociais. A margem de erro máxima para esta amostra é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. O objetivo da pesquisa foi analisar a opinião dos moradores do Rio sobre a implementação do projeto da tirolesa no Parque Bondinho Pão de Açúcar.

A pesquisa também abordou a percepção dos moradores do Rio em relação ao Parque como destino turístico da cidade: 53% já visitaram a atração, enquanto 74% têm a intenção de visitá-la nos próximos dois anos. Quando questionados se a tirolesa influenciaria na decisão de visitar o Parque Bondinho, 52% disseram que não, enquanto 44% afirmaram que as chances aumentariam com a nova atração. Por outro lado, apenas 4% relataram que a instalação da tirolesa diminuiria suas intenções de visitar o Parque.

Sobre o potencial impacto ambiental da tirolesa, 41% acreditam que a atração terá um impacto ambiental positivo, enquanto 30% acreditam que não terá nenhum impacto nos Morros do Pão de Açúcar e da Urca. Apenas 11% não souberam ou não quiseram responder à pergunta.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Datafolha: 88% dos moradores do Rio de Janeiro acreditam que a tirolesa irá fomentar o turismo da cidade
Advertisement

17 COMENTÁRIOS

  1. Se acontecer mais essa desgraça ambiental sobre nossa cidade, perpetrada por mesquinhos, inescrupulosos e manjados politicos de nosso estado, como prefeito, governador, vereadores e deputados, que como diz o dito popular, “não dão almoço de graça para ninguem” e cujo único objetivo na vida é de se manterem ad eternum no poder, para exercer suas práticas ilegais e arbitràrias, os verdadeiros cariocas têm por obrigação eliminá-los, (e também seus assemelhados) da vida publica nas proximas eleições através do voto.

  2. TIROLESA no Pão de Açúcar para que e para quem , isso não passa de um capricho de prefeito e governador , uma ideia faz ela na Pedra da Gavea ligando ao clube de golf que na altura do campeonato deve estar as moscas daria mais resultado . Pois tem uma vista linda do mar e da Rocinha junto com a Barra da Tijuca. O Carioca não quer isso lá pois não tem grana e nem interesse nesse treco vai tirar a beleza do local e incomodar quem tiver embaixo pois vai ser uma gritaria infernal. # NÃO A TIROLESA.

  3. Essa “pesquisa” certamente, não foi feita junto aos verdadeiros cariocas de raiz, filhos, netos, bisnetos, etc.etc.de cariocas, e sim aos chamados na giria carioca de nordestinocas, paraibocas, baionocas, etc, inclusive o prefeito, ou seja, originarios e descendentes de migrantes de outros estados aqui se instalaram e que estão pouco ligando pela destruição das belezas naturais da nossa cidade.

  4. a excelentissima jornalista não questiona o acerto da pesquisa, onde foi feita, etc. O mais relevante é a opinião dos moradores da região afetada e a avaliação técnica e legal. Há muuuuito mais a fazer pelo Rio sem pisar na cabeça de ninguem. Quem sabe um dia este jornal aprende isso?

  5. a excelentissima jornalista não questiona o acerto da pesquisa, onde foi feita, etc. O mais relevante é a opinião dos moradores da região afetada e a avaliação técnica e legal. Há muuuuito mais a fazer pelo Rio sem pisar na cabeça de ninguem. Quem sabe um dia este jornal aprende isso?

  6. Vamos lá: a população da cidade do Rio de Janeiro chegou a 6.211.423 pessoas no Censo de 2022; portanto; faltou na reportagem acima acrescentar “88% dos moradores ENTREVISTADOS”. Foram apenas 815 entrevistas…como esse número pode representar “88% dos moradores do Rio de Janeiro…” ?
    Sugiro que publiquem títulos verossímeis, com informações completas…a maioria esmagadora do carioca NÃO quer essa tirolesa, que está, inclusive, sob embargo judicial por causar alterações no perfil natural do terreno.

  7. Vão fazer tirolesa em outro canto da cidade, deixem o Pão de Açúcar em paz!
    Além do que não tem nada de lindo ou interesante em uma tirolesa!
    Digo NÃO a essa ridícula ideia.

  8. Moradores do Rio são todos 88% uns idiotas.
    Sem tirolesa, a Torre Eiffel consegue mais visitantes que os pontos turísticos do Rio, Pão de Açúcar e Cristo somados.

  9. Tá na cara que a pesquisa é fake, ou foi feita com turistas desavisados, ou pouco interessados na cidade, ou até com pessoas de outros minicipios do Estado
    Duvido que o carioca queira destruir ou vender sua cidade…
    Parem com isso.
    NÃO VAI TER TIROLESA
    Conformem-se em nao ganhar o dim dim que estavam querendo.

  10. Kkkkk simmmmm todo mundo “acredita”no datafoia mesmo!!!Certeza q foram cariocas de verdade?Que querem ver a pedra CAGADA pra alguém levar um troco,com prejuízo para a beleza da natural do morro???FAÇA-ME O FAVOR,né!!!!!!!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui