Pelo jeito o Rio de Janeiro vai voltar a ter Senador em Brasília. a pesquisa Datafolha de ontem, 4/10, trouxe a consolidação dos nomes de Flávio Bolsonaro (PSL) e Cesar Maia (DEM), e com uma forte subida dos 2 nas pesquisas. Bolsonaro subiu de 25% para 30%, e assumiu a liderança, e o ex-prefeito do Rio foi de 26% para 29%, já o atual senador, Lindbergh Farias (PT), oscilou negativamente e caiu de 21% para 20%. Faltando poucos dias para a eleição, dificilmente esse quadro vai mudar.
Não que Lindbergh não esteja tentando, em seu último programa eleitoral atacou Cesar Maia e em inserções ataca Cesar, Bolsonaro e Romário. Uma coisa interessante, Romário foi candidato apoiado pelo petista, que era candidato ao governador, inclusive seu suplente é o presidente do PCdoB no Rio de Janeiro.
Lindbergh também está tentando uma aliança com o PSol e que eles desistam de apoiar o 2º voto em Marta Barçante (PCB) e mãe do vereador e candidato a deputado federal, Renato Cinco (PSol). Acontece que Barçante tem apenas 1% das intenções dos votos e mesmo que o acordo fosse feito e todos os votos fossem para o petista, não seria o suficiente nem para se aproximar dos 2 principais candidatos.
O resultado da pesquisa pode desidratar os outros candidatos conservadores graças a rejeição ao PT, e favorecer a dobradinha Flávio Bolsonaro e Cesar Maia e aumentar a votação de ambos. E a decepção da eleição continua sendo o senador Eduardo Lopes (PRB) mesmo com o apoio da Igreja Universal e da máquina da Prefeitura do Rio, não conseguiu sair dos 3%.
Veja o resultado completo:
- Flávio Bolsonaro (PSL): 30%
- Cesar Maia (DEM): 29%
- Lindbergh (PT): 20%
- Chico Alencar (PSOL): 15%
- Miro Teixeira (Rede): 11%
- Arolde de Oliveira (PSD): 11%
- Pastor Everaldo (PSC): 7%
- Aspásia (PSDB): 6%
- Jose Bonifácio (PDT): 3%
- Senador Eduardo Lopes (PRB): 3%
- Cyro Garcia (PSTU): 3%
- Mattos Nascimento (PRTB): 3%
- Marta Barçante (PCB): 1%
- Fernando Fagundes Ribeiro (PCO): 1%
- Samantha Guedes (PSTU): 1%
- Gabrielle Burcci (PMB): 0%
- Walter Cristie (Patriota): 0%
- Branco/Nulo – Vaga 1: 12%
- Branco/Nulo – Vaga 2: 18%
- Não sabe/Não respondeu – Vaga 1: 9%
- Não sabe/Não respondeu – Vaga 2: 16%4
A pesquisa foi encomenda pela TV GLOBO e Folha de S. Paulo. Foram entrevistados 1.542 eleitores em 42 municípios nos dias 3 e 4 de outubro. O levantamento foi registrado no TRE com o número: RJ-02155/2018.