Na última pesquisa feita antes do trágico acidente de Eduardo Campos (PSB), que pode afetar as eleições em todo o país, mostra o ex-governado Anthony Garotinho (PR) isolado na liderança com 25%, oscilando 1% para cima desde a última pesquisa.
Já o candidato do PRB, Marcelo Crivella (PRB) caiu de 24% para 18%, ficando empatado tecnicamente com o governador Pezão (PMDB) que subiu de 14% para 16%. Já Lindbergh Farias (PT) manteve-se estável com 12%. Tarcísio Motta (PSol), Dayse Oliveira (PSTU) e Ney Nunes (PCB) tiveram 1%. Brancos, Nulos e Indecisos tiveram 27%.
O cenário indica um 2º turno entre Garotinho e Pezão, Crivella já é carta fora do baralho, com pouquíssimo tempo de Tv e nenhuma capilaridade só vem candidato mesmo para manter o nome na cabeça dos eleitores. Já Lindbergh vai, provavelmente, ser abandonado por seu partido que já prefere Pezão.
Mas tudo que Garotinho não quer é um 2º turno, no mesmo Datafolha em um cenário contra Crivella, Garotinho teria 32% dos votos e Crivella 44%! Bem, pessoalmente, acho bem melhor um governo Garotinho que um Crivella.
A pesquisa do Datafolha foi realizada entre os dias 12 e 13 de agosto com 1.317 eleitores em 31 cidades do Estado do Rio. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com os números RJ-00019/2014 e BR-00362/2014