A mais recente pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (5), mostra que o atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), está próximo de garantir a vitória no primeiro turno, com 61% dos votos válidos. O candidato Alexandre Ramagem (PL) aparece em segundo lugar, com 24%, seguido por Tarcísio Motta (PSOL), com 7%.
Com a margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, os números indicam que Paes está em posição confortável para vencer a eleição já no primeiro turno, já que, segundo a legislação eleitoral, é necessário obter 50% dos votos válidos mais um para evitar o segundo turno.
A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 5 de outubro, com 1.809 eleitores do município do Rio de Janeiro, e tem um nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral com o número RJ-04865/2024.
Resultados em votos válidos
- Eduardo Paes (PSD): 61%
- Alexandre Ramagem (PL): 24%
- Tarcísio Motta (PSOL): 7%
- Marcelo Queiroz (PP): 3%
- Rodrigo Amorim (União Brasil): 2%
- Cyro Garcia (PSTU): 1%
- Juliete Pantoja (Unidade Popular): 1%
- Carol Sponza (Novo): 0%
- Henrique Simonard (PCO): 0%
Os votos válidos excluem brancos, nulos e indecisos, seguindo o mesmo critério utilizado pela Justiça Eleitoral na contagem oficial.
Votos totais e pesquisa espontânea
Considerando os votos totais, onde são incluídos brancos, nulos e indecisos, o cenário permanece estável. Paes tem 54%, e Ramagem, 22%, com pouca variação em relação à pesquisa anterior. Na pesquisa espontânea, em que o nome dos candidatos não é apresentado ao eleitor, Paes registra 45% e Ramagem 17%.
Possibilidade de mudança de voto
A pesquisa também revelou que 17% dos eleitores ainda podem mudar de voto, enquanto 83% dizem que a escolha é definitiva. Entre os eleitores de Paes, 86% afirmam que a decisão é definitiva, e 85% dos eleitores de Ramagem afirmam o mesmo.
Rejeição
A pesquisa mediu a rejeição dos candidatos, e Alexandre Ramagem aparece com a maior taxa, 36%, seguido por Tarcísio Motta com 31%. Eduardo Paes tem 19% de rejeição.
Com a liderança de Paes consolidada e a alta taxa de rejeição de Ramagem, os números indicam que o atual prefeito caminha para uma vitória no primeiro turno, mas ainda há espaço para mudanças de cenário até o dia da eleição.