Dauro Machado: 25 anos servindo a Igreja através da Ordem. As bodas de Isis

No sábado, 3 de dezembro grande parte de seus Cavaleiros e Damas se reuniram para um almoço de confraternização e para análises do que foi o ano que termina

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Mais um ano de atividades foi encerrado na Ordem Eqüestre do Santo Sepulcro de Jerusalém – Lugar Tenência do Rio de Janeiro – Brasil. No sábado, 3 de dezembro grande parte de seus Cavaleiros e Damas se reuniram para um almoço de confraternização e para análises do que foi o ano que termina.

Mais uma vez, a Ordem cumpriu seu papel principal de, através das contribuições de seus membros co-suprir com as demais Tenências do mundo as necessidades materais das obras do Patriarcado Latino de Jerusalém que como se sabe mantém obras relevantes na Terra Santa como Universidade, Creches, Dispensários, entre outras ações para o povo sofrido daquela área tão conflagrada, independentemente de Católicos ou não.

A Ordem também se fez presente em muitas ações sociais que realizou no Rio de Janeiro, em Paróquias e foi co-partícipe de eventos sociais e filantrópicos realizados pela Arquidiocese que tem à frente Dom Orani João, Cardeal Tempesta, que é também Grão Prior no Rio, da pontifícia Ordem do Santo Sepulcro.

Considerando que a perseverança e a resiliência são qualidades dignas aos olhos de Deus, sobretudo quando o objetivo final é o próximo, deve-se pois aplaudir aqueles que seguiram firmes em seus nobres propósitos e que ao longo do tempo se tornaram inspiração e exemplo para tantos. Este é o caso de Isis Penido.

Advertisement

A Dama de Comenda com Placa, portanto Dama em alto posto na hierarquia da Ordem Eqüestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, no mundo, completou 25 anos de investida nesta tão honrada e milenar instituição Católica. Depois de ter ocupado todos os cargos na Ordem (Chanceler, Cerimoniária, Secretária e Conselheira), Isis está em seu segundo ano do segundo mandato no cargo de Lugar Tenente, mais importante que existe em cada uma das províncias da Ordem em todo o mundo. Ser Lugar Tenente de uma província é ser uma espécie de Provincial, de Superiora.

Bodas de Prata! Que belo jubileu. Isis Teresinha Cunha Penido é Mineira, de família tradicional e criada dentro da Igreja Católica Apostólica Romana, onde desde menina aprendeu que Deus é caminho e fortaleza e que a melhor maneira de estar próxima dele é servindo sua Igreja, abraçando seus semelhante e acolhendo quem mais precisa de acolhimento. Ainda jovem, casou-se com o empresário Paulo Soares Penido, também mineiro, dono de inteligência e talento de gênio e um dos maiores engenheiros da história do Brasil. Amiga e afilhada de Juscelino Kubitscheck, Isis mudou-se com seu marido para o Rio de Janeiro onde formou sua família: esposo, filha e filho e atualmente uma neta. Aqui na cidade maravilhosa lá foi ela atrás de seu porto seguro: A Santa Igreja onde passou a atuar sem nada esperar além da graça de Deus.

Na Arquidiocese do Rio de Janeiro Isis esteve presente em quase todas as grandes iniciativas: Banco da Providência, Socorrinho, Sodalício, Dispensários, foi professora de Catecismo, atuou em várias frentes da caridade, fundou e preside a ABRAG – Associação dos Amigos dos Portadores de Glaucoma, entidade que livrou da cegueira centenas de pessoas, entre outras. Trabalhou na visita do Papa João Paulo II, colaborou efetivamente com os Cardeais Eugênio de Araújo Salles, Eusébio Oscar Scheid e segue sempre disposta a ajudar o Cardeal Orani João Tempesta, atual e querido Arcebispo do Rio.

Em Búzios construiu a Capela de Nossa Senhora Desatadora de Nós. O local que já tem mais de 18 anos, tornou-se maior centro de peregrinação Mariana deste devoção já tendo sido visitado por mais de 2 milhões de pessoas devotos da “Desatadora”

Isis ingressou na Ordem do Santo Sepulcro tendo como Madrinha Antonia Mayrink Veiga Frering, na época ocupante da Lugar Tenência. Dentro da instituição que como dito existe para cuidar e prover a Terra Santa, Pátria Terrena de Jesus Cristo, Isis sempre demonstrou o mais especial de seus carinhos. Seu amor pela Ordem é indiscutível; tanto é verdade que ocupou todos os cargos possíveis no Conselho da Ordem até quem em 2017 assumiu seu Primeiro Mandato como Lugar Tenente indicada pelo antecessor Gustavo Miguez de Mello. Cumpridos os primeiros 4 anos, Isis Penido foi reconduzida pelo Grão Mestre e Governador Geral da Ordem para um segundo mandato de mais 4 anos que está em curso.

Nestes 25 anos como Dama da Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém poderia este arrazoado elencar dezenas de ações radiantes, edificantes e inspiradora tomadas por Isis Penido, mas entendo que três delas merecem maior destaque, a saber: Em seu primeiro ano do primeiro Mandato, Isis Penido dotou a Ordem do Santo Sepulcro de uma sede própria. Localizada na história Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, primeira Catedral do Império e uma jóia da arquitetura está a sede da Ordem atualmente com uma sala de despachos, sala de reunião e uma bibiloteca anexa. Na Igreja onde os príncipes brasileiros foram batizados, ungidos e posteriormente coroados está a magnífica sede da Lugar Tenência Rio da Ordem. Em poucos países a Oredem tem sua sede. Os Cavaleiros e Damas se orgulham da sede que possuem graças ao espírito visionário de Isis Penido. A segunda grande ação da Lugar Tenente que neste ano completa suas Bodas de Prata como Dama da Ordem foi abrir a Instituição de modo que os Católicos soubessem que ela existe, o trabalho que faz, sua importância na Igreja, seu compromisso com a Terra Santa e com a caridade. A Ordem que era fechada, restrita e que poucos sequer conheciam quem eram aqueles homens e mulheres com capas e insígnias tornou-sede grande importância na Igreja do Rio e de todo o País. Isis inseriu a Ordem em ações sociais importantes como café da manhã para pessoas que vivem nas ruas, almoço de páscoa para moradores em situação de rua, distribuição de cobertores para pessoas que vivem ao relento no inverno, entre muitas outras nobres ações esta também é uma das ações que destacamos.

Dentre as muitas que certamente não citaremos por conta de espaço, havemos de frisar a terceira grande ação de Isis na Lugar Tenência que tanto nos chama atenção: O exemplo de fé que é para todos os Cavaleiros e Damas. Isis como Líder sabe que dentre suas atribuições está a de ouvir, a de consolar, aconselhar, auxiliar e garantir aos membros da Ordem sob seu comando, que quem espera em Deus nunca se decepciona, nunca será esquecido pela Misericórdia de Deus, de Jesus Cristo, da Santa Virgem e dos Santos.

Com paciência, resistência e insistência, Isis como Lugar Tenente vai ajudando os membros da Ordem a consolidar seu caminho em direção ao Pai, tendo para cada um deles uma palavra amiga, necessária, franca sempre, verdadeira sempre, mas sempre, sem perder a doçura que só quem nasceu para liderar possui.

Isis Terezinha Cunha Penido, a Mineira do sorriso generoso, Deus a abençoe nestes 25 anos como Dama da Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém Brasil. Deus a guarde e tenha a certeza que 2022 termina com muitas dúvidas mas algumas certezas.

Uma das maiores certezas que devemos comemorar os 25 anos – Jubileu de Prata de Isis Penido na Ordem do Sanrto Sepulcro de Jerusalém. Não se encontram pessoas como ela sempre. A Ordem tê-la há 25 anos servindo e trabalhando é razão para todos os elogios e para de forma clara e inequívoca afirmamos: Obrigado Isis Penido por tanto e por tudo. Parabéns pelos seus 25 anos de Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém. Deus é contigo.

Este é um artigo de Opinião e não reflete, necessariamente, a opinião do DIÁRIO DO RIO.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dauro Machado: 25 anos servindo a Igreja através da Ordem. As bodas de Isis
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui