Dauro Machado: Dom Orani recebe a Medalha da Inconfidência. Minas reverencia o Cardeal de todos

Colunista do DIÁRIO DO RIO fala sobre a honraria concedida ao Cardeal Dom Orani Tempesta

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Dentre as muitas Comendas e Honrarias Civis e Militares que o Brasil concede a seus vultos, a grandes brasileiros, a grandes personalidades internacionais, a Medalha da Inconfidência é uma das mais importantes.

Cheia de simbolismo, ela representa o espírito de Minas, é entregue na histórica Ouro Preto e traz o nome do verdadeiro herói brasileiro, da voz primeira que gritou contra a injustiça e por liberdade. Por sinal Minas Gerais é sinônimo de liberdade e o contrário é verdadeiro também.
No dia 21 de abril de cada ano, os Governadores Mineiros, ladeados das mais altas autoridades do Estado de Minas e do País, prestam homenagem ao seleto grupo pessoas que demonstrou ao longo da trajetória um profundo amor pelo Brasil, uma verdadeira comunhão com os ideais de Minas e seu povo e verdadeiros serviços prestados aos Mineiros, aos brasileiros e ouso dizer, à humanidade. No dia 21 de abril, por Decreto, Ouro Preto, a para sempre Vila Rica, toma o lugar de Belo Horizonte e passa ser simbolicamente a Capital do Estado das Minas Gerais, passa a ser a alma das alterosas.

Este ano, depois de dois anos de limitações sanitárias pela pandemia de COVID-19, a Medalha da Inconfidência voltou a ser realiza com a pompa que a solenidade merece. Tudo começa com honras militares ao monumento de Tiradentes, Mártir da Inconfidência Mineira, quando diante da Guarda de Honra, o Governador deposita flores e faz memória a Joaquim José da Silva Xavier. Prestadas as honras, é executado o Hino Nacional e depois o toque da Vitória por um dos garbosos membros da Guarda de Honra do Governador, os Dragões da Inconfidência. Em apertada síntese este é o início do que será o grande momento que é a Outorga da Medalha da Inconfidência aos agraciados.

A escolha se dá de forma criteriosa e seletiva, nomes e nomes e nomes são submetidos a um Conselho até que depois de rigorosa análise são divulgados aqueles que receberão a honraria maior de Minas Gerais com reconhecimento nacional.

Advertisement

Existem porém nomes que recebem a honraria de Minas Gerais, a Medalha da Inconfidência mas que também honram Minas Gerais e a própria distinção, dando a ela ainda mais importância. Neste restritíssimo rol este ano figura Sua Eminência Reverendíssima, Dom Orani João, Cardeal Tempesta, Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro. Não poderia o Governador e o Conselho da Medalha terem concedido a Comenda a tão ilustre e reluzente figura dentre o Episcopado nacional e o Colégio Cardinalício de todo o mundo.
Quando estiver no peito do Cardeal Tempesta, a Medalha da Inconfidência brilhará mais, estará por certo orgulhosa de ali estar.

A concessão da Medalha da Inconfidência ao Cardeal Tempesta é mais um dentre muitos reconhecimentos que o Brasil faz a este homem especial, a este pacificador, resgatador de almas e fomentador da esperança nas promessas de Cristo e em dias melhores. A Medalha da Inconfidência uma vez no peito do Cardeal Tempesta vai se multiplicar; Ela vai estar no peito das pessoas simples, humildes, tantas vezes desalentadas, tantas vezes esquecidas, quase sempre invisíveis aos olhos da maioria.

No peito de Dom Orani a Medalha da Inconfidência estará no peito de cada Diácono, Padre, Bispo ou leigo Católico que acredita que Deus não nos abandona, que a Igreja Católica é a porta para nos comunicarmos com Deus e que essa comunicação se dá através de homens como o Cardeal Tempesta.

Por derradeiro, a Medalha da Inconfidência estará no peito de um dos mais importantes Brasileiros de seu tempo e de um dos mais importantes líderes Católicos da América Latina. Ao Governador Romeu Zema todo o reconhecimento e agradecimento por ter sido ele o responsável em agraciar com a mais importante Comenda das Minas Gerais um homem como Dom Orani João Tempesta, exemplo para todos, orgulho do Rio de Janeiro, patrimônio do Brasil e o grande Cardeal de Todos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dauro Machado: Dom Orani recebe a Medalha da Inconfidência. Minas reverencia o Cardeal de todos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui