Dauro Machado: Roma reconhece o trabalho da Lugar Tenente da Ordem do Santo Sepulcro, Isis Penido e a torna Lugar Tenente de Honra

Cada Lugar Tenente, espécie de Provincial, responde por um território nos muitos Países em que a Ordem está presente. São mais de 300 mil Cavaleiros e Damas mundo afora. Aqui no Rio de Janeiro, Isis Penido completa seu segundo e derradeiro mandato

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Na foto, Isis Penido, atual Lugar Tenente está à direita e sua sucessora a partir de dezembro, Almerinda Mendes à esquerda.

A Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém é uma Insituição milenar da Igreja Católica que tem como objetivo primeiro prover através de anuidades em dinheiro de seus cavaleiros e damas no mundo todo, as obras sociais, culturais, educacionais e caritativas do Patriarcado Latino de Jerusalém. É graças a Ordem do Santo Sepulcro que os locais mais sagrados para os
Cristãos na Terra Santa são mantidos e o Patriarcado realiza ações em escolas, creches, dispensários que atendem pessoas necessitadas de todas as crenças religiosas.

Cada Lugar Tenente, espécie de Provincial, responde por um território nos muitos Países em que a Ordem está presente. São mais de 300 mil Cavaleiros e Damas mundo afora. Aqui no Rio de Janeiro, Isis Penido completa seu segundo e derradeiro mandato já que cada Lugar Tenente fica por 4 anos sendo reconduzida por igual período caso o mandato anterior tenha sido exitoso.

Existoso é uma palavra que serve bem para descrever os 8 anos (2 mandatos) em que grande mulher chamada Dra. Isis Penido ocupou no Rio de Janeiro o mais alto posto na Ordem – Lugar Tenente.

Em dezembro ela será substituída pela Dama Almerinda Mendes, indicada por ela, aprovada pelo Grão Prior no Rio, Sua Eminência, Dom Orani João, Cardeal Tempesta, e por fim nomeada pelo Grande Magistério e pelo Grão Mestre da Ordem, em Roma. Isis segue trabalhando pela Ordem e pela Igreja, coisa que faz desde a adolescência. Na Ordem sobretudo, ainda há muito a fazer como ela mesma diz, até o dia 2 de dezembro quando seu segundo mandato termina e ela volta a ser Dama, apesar de já possuir o título de Comendadora e depois Comendadora com Placa (2 Graus elevados na Hierarquia da Ordem que ainda tem as tradições militares).

Advertisement

No dia 5 de junho no entanto, Cavaleiros e Dama foram surpreendidos por alegre notícia vinda do Palazzo La Rovere, sede da Ordem em Roma. O Governador Geral e o Grande Magistério (alto Governo da Instituição) decidiu por bem Decretar e com isto conceder a Isis Penido o Título de Lugar Tenente de Honra. Este reconhecimento vitalício é conferido somente a poucos Lugares Tenentes cujo os anos de dedicação e trabalho à Ordem foram impecáveis, radiantes e produtivos. Isis Penido deixará de ser Lugar Tenente em dezembro como dito, sendo substituída por Almerinda Mendes (ambas estão na foto) mas ostentará para sempre o título de Lugar Tenente de Honra, ou seja será sempre lembrada e reverenciada por seus trabalho que como sabemos é exemplo na Ordem do Santo Sepulcro em todo o mundo.

Este reconhecimento justo e merecido ora conferido a Isis Penido é visto por ela com humildade mas ao mesmo tempo com gratidão e emoção, afinal de contas é a consolidação de 8 anos de trabalho incansável por esta tão relevante instituição.

Isis Penido sempre disse: “Servir à Ordem e não servir-se da Ordem” e “ A Ordem é serviço”. E sem medo de equivocar afirmo, servir a Ordem, trabalhar para Ordem, viver a Ordem e amar a a Ordem Esquestre do Santo Sepulcro de Jerusalém como Isis, nunca mais. Seu lugar de honra já existia no coração dos Cavaleiros e Damas e agora é devidamente assentado nos anais da história desta grande e pontifícia Instituição. Salve Isis.

Na foto Isis Penido, atual Lugar Tenente está à direita e sua sucessora a partir de dezembro, Almerinda Mendes à esquerda.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dauro Machado: Roma reconhece o trabalho da Lugar Tenente da Ordem do Santo Sepulcro, Isis Penido e a torna Lugar Tenente de Honra
Avatar photo
Jornalista, especialista em assessoramento e cerimonial público, Bacharel em Direito, publicitário e Radialista. Também tem formação em Assessoria de Imprensa e relações institucionais, além de editor de jornais, livros, revistas e outras publicações
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui