Dauro Machado: Site pretende desmascarar ‘falsos’ católicos

Colunista do DIÁRIO DO RIO fala sobre ferramenta digital que promete gerar debate na comunidade católica

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Vaticanista Píer Paolo Giraldelli apresentou semana passada na Universidade “La Sapienza”, na Itália a proposta de um site chamado Allerta Cattolica que deverá entrar na rede mundial de computadores em setembro próximo em 16 países, incluindo o Brasil.

É uma iniciativa de leigos Católicos que tem a pretensão de desmascarar outros que dizem leigos Católicos mas que na verdade são aqueles lobos em pele de cordeiro. A liberdade de expressão do mundo livre ocidental e o grande alcance da internet nos permite exprimir opiniões e falar verdades que muitos consagrados, por misericórdia, caridade ou omissão
deixam de falar
,” afirmou Giraldelli.


A proposta do site como apontou o Vaticanista em sua apresentação é ser uma espécie de ser um chicote chamando a responsabilidade os Católicos que se valem da falsa caridade, da maledicência, da calúnia, do claro afronta aos 10 mandamentos, do descarado cometimento de atos vetados pela Igreja. Píer Paolo afirmou que o site estará em comunhão plena com o Bispo de Roma, cabeça da Igreja seja ele qual for e frontalmente contra àqueles Leigos cujas atitudes forem de encontro aos ensinamentos do Cristo filho de Deus.


Allerta Cattolica” significa em tradução livre “Católicos Alertas” e vai além de simplesmente “desmascarar” impostores em sua home Page, seguirá adiante denunciando fatos em Dioceses, Nunciaturas, Congregações e Conselhos Pontifícios, chegando se for o
caso ao tribunais como a Assinatura Apostólica e Rota Romana. O site tem o apoio de Cardeais e outras autoridades da Igreja que no entanto não terão qualquer influência sobre seu conteúdo, apenas acham necessário banir do seio sagrado da Igreja de Pedro aqueles que com atitudes nefastas, ainda que disfarçadas acabam por servir de péssimo exemplo para os demais Católicos que, em muitos casos, procuram outras denominações Cristãs.

Advertisement


Segundo Giraldelli a atitude não é inédita. Ela já existe no Anglicanismo e é muito forte na Inglaterra. Segundo ele apesar dos Anglicanos serem auto suficientes sendo o Arcebispo da Cantuária símbolo da união Anglicana, a chamada Igreja Episcopal pelo mundo também teve evasão de fiéis justamente por atitudes equivocadas de muitos de seus leigos.


Chega da falsa caridade, chega do falso perdão, chega da falsa fraternidade, não somos hindus, chega de uma Igreja Católica dividida em castas, grupos, chega de Católicos que se unem como clubes privativos onde eles são eles e os outros nada são”, afirma o Vaticanista.


A estrutura do site será constituída a princípio na Itália, França, Alemanha, Polônia, Filipinas, Chile e Brasil. Em cada um desses países haverá um grupo de 3 responsáveis pelo manutenção do site sendo que em cada País aqueles indicados para o comando da home Page terão plena liberdade de publicação e todo o conteúdo publicado ficará disponível para republicação nos sites de outros Países e em outras plataformas sociais.


Giraldelli afirma que ainda existe um certo tabu entre os Católicos de proteger “os seus”. “Não é o caso de julgarmos pessoas, leigas ou consagradas, mas é o caso sim de tornarmos públicos mazelas que maculam a Igreja Católicas, para que o povo de Deus tenha conhecimento e usando do livre arbítrio, que é divino, façam suas próprias considerações”, deisse Píer Paolo.


O site Católicos Alertas não terá um endereço físico mas terá uma sede em estilo co-work digital com telefone, recebimento de correspondência convencional e até mesmo para receber possíveis questionamentos, intimações judiciais. “Não haveremos de nos manter calado e nos países onde a liberdade de expressão é prestigiada estamos prontos para a tornar pública as verdades muitas vezes inconvenientes. A verdade liberta.”

Muitos Católicos apóiam a iniciativa que já está em implantação na Itália, vejamos como vai se comportar no Brasil.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dauro Machado: Site pretende desmascarar 'falsos' católicos
Avatar photo
Jornalista, especialista em assessoramento e cerimonial público, Bacharel em Direito, publicitário e Radialista. Também tem formação em Assessoria de Imprensa e relações institucionais, além de editor de jornais, livros, revistas e outras publicações
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui