A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) concedeu a Medalha Tiradentes post mortem ao deputado federal David Miranda, que faleceu em maio de 2023. A cerimônia aconteceu na noite desta segunda-feira (17/06), no Palácio Tiradentes, sede histórica do Parlamento fluminense, numa iniciativa da deputada Martha Rocha (PDT).
David Miranda foi um político brasileiro conhecido por sua dedicação às causas sociais e aos direitos humanos, especialmente em relação à comunidade LGBTQIA+. Natural do Rio de Janeiro, iniciou sua carreira política como vereador em 2017, destacando-se pela defesa dos direitos das minorias e pela luta contra as desigualdades sociais. Mais tarde, foi eleito deputado federal, continuando sua missão por justiça social e direitos civis.
Viúvo de David, Glenn Greenwald expressou gratidão pela homenagem, destacando o amor e dedicação de David ao Rio.
“Ele está sendo lembrado e homenageado merecidamente, pois estava profundamente comprometido com a cidade e o estado. David não distinguia entre o político, ativista, jornalista, sua atuação era genuína e baseada em suas experiências de vida. Esta homenagem é fruto de sua dedicação pessoal, e estamos honrados em recebê-la em seu nome”, disse.
Sua morte deixou legados como o Instituto David Miranda, que apoia projetos sociais alinhados aos valores e princípios que ele defendia. No Instituto Crescer, no Jacarezinho, são oferecidas aulas de inglês, jiu-jitsu e apoio psicológico para jovens e crianças. Já o Abrigo Hope, em Maricá, emprega e apoia pessoas em situação de rua, contratadas para cuidarem e auxiliarem os espaços de adoção de cães e gatos abandonados.