De volta ao Grupo Especial após 52 anos, Unidos de Padre Miguel anuncia enredo do Carnaval 2025

O enredo conta a trajetória da africana Iyá Nassô e do Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho, reconhecido como o mais antigo templo afro-brasileiro ainda em funcionamento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Após 52 anos, a Unidos de Padre Miguel está de volta ao Grupo Especial do Carnaval carioca com um enredo que promete emocionar e encantar. Intitulado “Egbé Iya Nassô”, o enredo conta a trajetória da africana Iyá Nassô e do Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho, reconhecido como o mais antigo templo afro-brasileiro ainda em funcionamento, localizado em Salvador.

Idealizado pelos carnavalescos Alexandre Louzada e Lucas Milato, e desenvolvido pelos Enredistas Victor Marques e Clark Mangabeira, o enredo mergulha na história e na tradição afro-brasileira, destacando o legado de Iyá Nassô e o papel fundamental do Ilê Axé Iyá Nassô Oká. “Estamos maravilhados em poder contar a história de Iyá Nassô, a semeadora do culto aos Orixás no Brasil. Este é um enredo que celebra a ancestralidade africana e que consagra o primeiro Ilê plantado em terras brasileiras instaurando a religião do Candomblé”, afirmou Alexandre Louzada.

“O carnaval de 2025 da Unidos de Padre Miguel vem se construindo com muito carinho e respeito aos ancestrais. Desenvolver esse grande EGBÉ, com tanta gente incrível, talentosa e especial, me honra demais. Tenho certeza de que faremos um lindo trabalho”, complementou Lucas Milato.

A escolha do enredo foi precedida por uma visita da comitiva da escola ao lendário terreiro em Salvador, onde foram recebidos com carinho pela Iyalorixa Neuza Cruz de Xangô e demais membros do conselho espiritual da Casa Branca. A aprovação e apoio da Casa Branca foram fundamentais para a realização do projeto, segundo a UPM.

Advertisement

A data de lançamento do enredo foi estrategicamente escolhida para coincidir com o Dia das Mães, em homenagem à Casa Branca do Engenho Velho, conhecida como a “Mãe de Todos os Terreiros”, e a Iyá Nassô, considerada a “Iyá de Todos os Ilês”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp De volta ao Grupo Especial após 52 anos, Unidos de Padre Miguel anuncia enredo do Carnaval 2025
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui