Décimo terceiro insere R$66 Bilhões na economia. Como aproveitar?

De olho no valor que deve circular neste último mês do ano, comerciantes preparam métodos para atrair consumidores

Foto: Reprodução

Para o comerciante, o Natal é muito significativo, sendo a melhor época do ano para realizar vendas e melhorar o caixa. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, a data deve injetar R$66,6 bilhões na economia, e grande parte deste valor é proveniente do décimo terceiro salário.

O benefício é pago a toda pessoa que tenha carteira de trabalho assinada e que trabalhou pelo menos 15 dias ao ano, pensionistas e aposentados. Sendo assim, o pagamento do décimo terceiro salário tem de ser feito em duas parcelas, sendo a primeira no período de férias ou até o trigésimo dia de novembro, e a outra até o dia 20 de dezembro.

De olho no valor que deve circular neste último mês do ano, comerciantes preparam métodos para atrair consumidores, e é aqui que importa prestar atenção!

Os Cuidados Na Hora De Garimpar Descontos

Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, 62% das pessoas pretendem comprar presentes para os filhos neste fim de ano, 45% irão presentear o companheiro ou companheira, e 59% vão comprar presentes para si mesmo. A pesquisa da CNDL apontou que os itens mais procurados são: roupas, calçados, perfumes e cosméticos, brinquedos e acessórios.

Com o foco na movimentação dos últimos dias do ano, comerciantes e empresários buscam diversas formas para chamar a atenção dos clientes e aumentar as vendas e uma delas é atrair os clientes por meio de descontos.

Ao fazer a compra, no entanto, o consumidor precisa ter muita atenção para não cair nas armadilhas do impulso. 

O artigo “5 dicas para economizar em promoções e não cair em pegadinha”, publicado no site Diário Seguro, listou algumas maneiras de como o cliente pode identificar uma propaganda enganosa e não ser vítima de golpes de preços abusivos.

* Oscilação de preços: Nesta época do ano é comum ver preços diferenciados. Procure conversar com consumidores que adquiriram o mesmo produto em outra época do ano para fazer a comparação.

* Comparativo de preços entre sites: O cliente que está de olho em equipamentos eletrônicos e/ou digitais, como smart tvs, vídeo-games, aparelhos com chromecast, btv b13, e diversos outros, consegue descobrir por meio da internet, quais lojas virtuais apresentam preços mais baixos.

* Formas de pagamento: Na hora de realizar a compra, é importante analisar se o desconto é somente para pagamento à vista. Algumas lojas têm o hábito de divulgar apenas o valor para pagamento em única parcela e quando há parcelamento, o preço apresenta grande variação.

* Utilizar cupons: O e-commerce apresenta uma modalidade de compra que pode beneficiar o consumidor. Antes de fechar o pedido, procure na internet códigos de desconto. São cupons que podem ser aplicados na página de pagamento que proporcionam descontos no fechamento da conta. 

A Importância Da Visibilidade Para Aumentar As Vendas

Uma pesquisa divulgada pela QMIX,  empresa de tráfego pago responsável por planejar, criar e otimizar campanhas para audiências segmentadas, apontou que 64% dos consumidores optam por comprar pela internet. 

Com a maioria dos clientes com os olhos voltados para as telas, os empresários buscam cada vez mais fazer leituras e pesquisas de resenha marketing que simplifiquem o marketing digital ou marketing 4.0, obrigatório para a sobrevivência das empresas no mercado atual.

Bruna Bozano, especialista em negócios digitais, ressalta que empresas com grande engajamento tendem a se destacar no mercado, e para atingir essa condição é necessário investir em técnicas que vão deixar a marca bem posicionada em sites de buscas, além de criar conteúdos e novidades que vão aguçar o desejo dos clientes pelos produtos. 

Munir o consumidor de informação é uma forma de despertar interesse pelo produto e ampliar mercado.

Usando O Décimo Terceiro Salário De Forma Correta

O dinheiro extra, proveniente do décimo terceiro salário, chega como alívio na hora de organizar as compras de fim de ano, mas, nem sempre “torrar a grana” é a melhor escolha sobre o que fazer com ele.

Buscar formas de se presentear é importante, mas se a grana estiver curta é importante fazer o décimo terceiro salário render e optar por substituições. 

Se o desejo de ter aquela bolsa de grife for comprometer demais o orçamento, é possível garimpar ofertas em um brechó de luxo, que provavelmente vai oferecer um preço bem mais acessível.

O equilíbrio das finanças precisa ser colocado como prioridade. 

Especialistas alertam que o valor recebido pode ser uma oportunidade para ajeitar a vida financeira. Se usado de forma correta, o décimo terceiro salário pode evitar que a pessoa continue no vermelho no ano seguinte.

Além das despesas extras de fim de ano, como preparação de ceia, presentes, amigo secreto e confraternizações,esse período de fim e início de ano traz outras contas, como:  IPVA, IPTU, matrícula e material escolar. 

O artigo “Economista dá dicas de como investir o 13º salário”, publicado pela universidade Unicesumar, traz dicas do executivo financeiro Daniel Eduardo dos Santos, sobre como empregar bem o dinheiro recebido nesta época do ano:

A primeira, e principal, orientação é usar do salário adicional para pagar dívidas, caso a pessoa tenha. 

Procurar uma instituição financeira e propor negociações é uma maneira de reduzir juros.

Outra forma de empregar bem o décimo terceiro salário é separar um montante para emergências. 

A orientação é deixar o valor depositado em uma conta em que não haja tanta movimentação e só utilizá-lo quando precisar para algo importante, como pagamento de uma conta ou mensalidade atrasada. 

Ter uma reserva é sempre motivo de conforto nas horas imprevisíveis.

Economistas enfatizam que é viável fazer trocas em favor da conta azul e se o momento é de corte de gastos, procure evitar despesas consideradas como não essenciais.

Uma dica é optar por entretenimento gratuito. 

Há a possibilidade de trocar o aplicativo de música pago por uma playlist gratuita no celular.  

Na internet é fácil encontrar tutoriais de como baixar música do Youtube e deixar de gastar mensalmente em plataformas de streaming que oferecem, praticamente, a mesma coisa.

Começar o ano sem dívidas e empregando bem o décimo terceiro salário é uma maneira de se preparar melhor para o novo ciclo e ter mais possibilidades de organização, tanto pessoal quanto financeira e pode ajudar a trazer aquilo que todo mundo pede ao pular as ondinhas: “Muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender…”

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui