Decisão judicial determina a retirada de animais da Fazenda Modelo por maus-tratos

Os caprinos foram encontrados com peso abaixo do normal e uma cabra estava com Miíase, com larvas comendo parte de sua pata

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Neste sábado (12/08), advogados e ativistas da causa animal foram à Fazenda Modelo, em Guaratiba, para o cumprimento judicial emergencial que determinou a retirada de animais que estavam sob a tutela do abrigo público municipal e foram negligenciados.

Os caprinos foram encontrados com peso abaixo do normal e a cabra Mariana estava com Miíase, com larvas comendo parte de sua pata, conforme relato no documento expedido pela Juíza Rosana Navega: “Contudo, recentemente foi tomada ciência de que houve muitas mudanças na sistemática do abrigo e alguns animais estavam sendo negligenciados. Foi quando, na data de anteontem (08 de agosto p.p.) constatada a ocorrência da bicheira, que pode se desenvolver entre 24 (vinte e quatro) e 48 (quarenta e oito) horas”.

Os animais foram resgatados há 3 meses e encaminhados para a Fazenda Modelo onde estavam recebendo o tratamento adequado; Entretanto, em vistoria recente o advogado animalista Marcelo Turra percebeu os cuidados em relação aos caprinos haviam sido suspensos e que inclusive havia animal apresentando Miíase de ocorrência recente.

Após a decisão judicial manejada pelo advogado e pela ONG Oito Vidas, os animais foram retirados e encaminhados para um novo fiel depositário. O evento mostra mais um capítulo na distância entre as direções das ONGs e a nova gestão da SMPDA, sob a gestão de Flávio Ganem, bastante criticado por ativistas e ONGs que reclamam, entre outras coisas, que após a sua posse, o setor de equinos da Fazenda Modelo foi desativado, assim como as fiscalizações foram reduzidas sensivelmente.

Advertisement

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA), em nota, informou que neste sábado recebeu uma ordem judicial para que um cabrito, duas cabras e dois filhotes recém-nascidos fossem deixados sob a guarda de uma servidora municipal. O documento na Justiça teve por base informações incorretas, além de um vídeo antigo, em que uma das cabras apareceu com uma das patas amputadas, fato ocorrido após ter sido resgatada por sofrer maus tratos domésticos. A SMPDA refuta qualquer possibilidade de que ocorra maus tratos na Fazenda Modelo, conhecida por sua excelência em zelar e cuidar dos animais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Decisão judicial determina a retirada de animais da Fazenda Modelo por maus-tratos
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui