Defesa Civil de Nova Iguaçu cadastra voluntários para atuar em áreas de riscos

Objetivo é ampliar as ações de prevenção e respostas aos desastres causados pela chuva

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Voluntários irão trabalhar para ajudar na prevenção de desastres no município

A Secretaria de Defesa Civil de Nova Iguaçu está cadastrando voluntários na Rede Municipal de Servidores, Voluntários e Amigos da Comunidade (Rede SVAC) com o objetivo de realizar ações de prevenção e respostas aos desastres causados pela chuva. Já são mais de 2.200 inscritos, que atuam em diversos bairros da cidade, principalmente em áreas vulneráveis com risco de enchentes e deslizamentos de terra.

Criada na cidade em janeiro de 2017 e coordenada pela Defesa Civil, a Rede visa integrar agentes públicos, instituições não governamentais, setor privado, comunidade, líderes comunitários e voluntários independentes no objetivo de promover a Redução do Risco de Desastres (RRD), fortalecendo a participação do cidadão nas ações planejadas ou adversas que ocorrem na cidade.

“Os voluntários desempenham uma série de atividades na cidade. Eles podem ser voluntários individuais ou pertencer a uma instituição, como a Cruz Vermelha, entre outras. Eles também são lideranças comunitárias, fazendo um elo entre a Defesa Civil e a comunidade vulnerável, nos informando em tempo real o que está acontecendo e passando orientações, como mudanças de estágio até orientando o morador a deixar sua casa e se dirigir até um dos 39 Pontos de Apoio”, afirmou o superintende de Defesa Civil de Nova Iguaçu, Vilson Santos.

Ainda segundo Vilson, o voluntário individual pode atuar nas diversas ações de proteção e Defesa Civil de acordo com suas capacidades. Já os que estão nos núcleos comunitários de Proteção e Defesa Civil e responsáveis pelos pontos de apoio, estão em contato permanente, inclusive nas mensagens que antecedem a uma chuva forte e as informações são trocadas com a população. Uma tragédia ou incidente pode ser evitado. “O trabalho deles é essencial e pode fazer a diferença, e até salvar vidas”, enfatizou.

Advertisement

A Defesa Civil oferece e promove várias atividades de integração, capacitação e treinamento aos cadastrados, como cursos gratuitos, reuniões periódicas, ações conjuntas em exercícios simulados em escolas e comunidades vulneráveis a desastres. Também há ações de conscientização da população sobre condutas preventivas e seguras, ações conjuntas em mapeamento de áreas vulneráveis, participação integrada na construção e atualização dos Planos de Emergência da Cidade, entre diversas outras atividades.

O trabalho dos voluntários também tem sido importante para incentivar o cadastramento da população para receber mensagens de alerta (via SMS) para moradores de áreas vulneráveis. Atualmente a cidade conta com 65.271 mil moradores cadastrados para receber o SMS.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Defesa Civil de Nova Iguaçu cadastra voluntários para atuar em áreas de riscos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui