Defesa Civil do RJ emite primeiro alerta extremo por risco de enxurradas em Guapimirim

A Defesa Civil do Rio acionou, pela primeira vez, o alerta extremo via Cell Broadcast em Guapimirim, após chuvas intensas na cabeceira do Rio Soberbo.

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

A Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro (SEDEC-RJ) acionou, pela primeira vez, nesta terça-feira (1º), o nível extremo do sistema Defesa Civil Alerta. A medida foi tomada às 14h45, em razão do risco de enxurradas em Guapimirim, na Baixada Fluminense, após registro de chuvas moderadas persistentes e precipitação intensa de 26,2 mm em apenas 15 minutos na cabeceira do Rio Soberbo, na Serra dos Órgãos.

PUBLICIDADE

A ação contou com o uso da tecnologia Cell Broadcast, que envia mensagens de emergência diretamente aos celulares localizados em áreas de risco. O sistema interrompe qualquer atividade no aparelho e emite um aviso sonoro característico, reforçando a eficácia das ações preventivas.

A ativação do alerta extremo foi motivada pelo aumento repentino do volume de água da cachoeira, somado à presença de banhistas nos poços da região. A Defesa Civil Municipal solicitou o apoio imediato da SEDEC-RJ diante do perigo iminente.

O Defesa Civil Alerta possui dois níveis de notificação: Severo, quando há tempo para precauções, e Extremo, que exige ação imediata. A tecnologia já vem habilitada em celulares compatíveis, especialmente os fabricados a partir de 2020.

Além da SEDEC-RJ, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) mantém vigilância permanente sobre o volume de chuvas no estado. O acompanhamento é feito pelo Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ), responsável por monitorar índices pluviométricos e emitir alertas hidrológicos e geológicos para as Defesas Civis municipais.

“É importante que a população fique atenta aos alertas e siga as orientações das autoridades. A tecnologia é uma aliada fundamental na prevenção de tragédias e cada cidadão pode contribuir ao repassar as informações recebidas para amigos e familiares. Segurança é compromisso de todos!”, afirmou o coronel Tarciso Salles, secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ.

Atualmente, áreas de instabilidade associadas ao calor e ao transporte de umidade mantêm o tempo instável em várias regiões do estado. Núcleos de chuva moderada a forte atuam nas regiões Sul, Serrana, Metropolitana e Baixada Fluminense.

A previsão indica pancadas de chuva isoladas, de moderada a forte intensidade, acompanhadas de raios, em diversas áreas do estado nas próximas horas.

Os riscos hidrológicos estão classificados como muito altos em Guapimirim e altos em Porto Real, Quatis e Barra Mansa. Nas regiões Serrana, Baixada Litorânea e Capital, o risco é moderado. Há ainda risco de deslizamentos também moderado em Teresópolis, Cachoeiras de Macacu e na Capital.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Defesa Civil do RJ emite primeiro alerta extremo por risco de enxurradas em Guapimirimddr newsletter Defesa Civil do RJ emite primeiro alerta extremo por risco de enxurradas em Guapimirim

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui