A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do governo federal vai instalar nesta terça-feira (16) um escritório de emergência na Baixada Fluminense, uma das regiões do Rio mais afetadas pelas chuvas do fim de semana. A revelação foi feita pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que coordena uma comitiva do governo federal que chega ao Rio ainda pela manhã.
A ideia é que o Ministro se reúna com o governador Cláudio Castro e com prefeitos e áreas atingidas pelo temporal. A informação foi revelada pela jornalista Ana Flor, do G1.
O objetivo é agilizar junto às prefeituras a liberação de recursos para atender moradores impactados e fazer obras emergenciais que evitem o agravamento da tragédia com as chuvas futuras.
O posto avançado também deve atuar em contato direto com a população atingida, ajudando a esclarecer a necessidade de prestar atenção aos alertas e às ordens de evacuação, por exemplo.
Segundo o ministro, mesmo com a instalação do escritório de emergência, as obras para recuperar as áreas afetadas e evitar novos desastres seguirão a cargo dos prefeitos e do governo estadual.
Mais de 48h após as fortes chuvas, diversos bairros da Baixada Fluminense permanecem alagados. Um novo temporal está previsto para atingir o estado a partir desta sexta-feira (19/01).