‘Deixa Falar’: a primeira escola de samba do Brasil surgiu no Estácio

Anos depois, a "Deixa Falar" se tornou a "Estácio de Sá", que existe até os dias atuais e é reconhecida pelo IPHAN como a primeira escola de samba do país

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
"Deixa Falar", que anos depois se tornou "Estácio de Sá" foi a primeira escola de samba do país | Foto: Reprodução

O Rio de janeiro é referência no Carnaval brasileiro e os desfiles das escolas de samba se tornaram um símbolo da folia. Mas você sabia que essa tradição teve início na própria Cidade Maravilhosa? Fundada na década de 20, a “Deixa Falar” foi a primeira escola de samba do Brasil e nasceu no bairro do Estácio.

O termo escola de samba surgiu na década de 20 e, mesmo assim, era utilizado entre aspas, pois as escolas ainda eram vistas como blocos carnavalescos. Os historiadores consideram a “Deixa Falar” como a primeira escola de samba no Rio de Janeiro e no Brasil. Sua fundação aconteceu em 12 de agosto de 1928 e ela é considerada pioneira porque foi a primeira a reunir a série de elementos que formam uma escola de samba atualmente.

Em 1929 aconteceu o que é registrado por muitos historiadores como o primeiro concurso de sambas no Rio de Janeiro. A “Deixa Falar” concorreu com a Mangueira e com o então Conjunto Oswaldo Cruz, hoje conhecido como Portela.

Em 1930, cinco agremiações se definiam como escolas de samba: Estação Primeira de Mangueira, Oswaldo Cruz, Vizinha Faladeira, Para o Ano Sai Melhor e Cada Ano Sai Melhor.

Advertisement

Apenas em 1932, os desfiles das escolas de samba se tornaram oficiais. Entretanto, por ironia, a Deixa Falar não desfilou oficialmente com o título de escola. Os desfiles dos grupos de rancho eram, até então, a grande atração do Carnaval no Rio e a “Deixa Falar” preferiu desfilar como rancho.

O problema é que o desfile da “Deixa Falar” no rancho foi um fracasso e ela sequer ficou entre as classificadas. Com o tempo, em meio a uma grande crise, a escola de samba foi se reformulando até se fundir com o bloco União das Cores e formar a Estácio de Sá, que existe até os dias de hoje na mesma sede.

Segundo o jornal O Dia, o IPHAN reconheceu a Estácio de Sá como a primeira escola de samba do Brasil. Desde 2011, ela passou a comemorar seu aniversário na data de fundação da “Deixa Falar”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 'Deixa Falar': a primeira escola de samba do Brasil surgiu no Estácio
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui