Demora para cessão de uso da Universidade do Mar, na Ilha de Brocoió, gera debate e incômodo entre os evolvidos no projeto

Ambientalistas e demais instituições apoiadoras do projeto da Universidade – são mais de 100 –, começam a questionar a demora do Governo Estadual para fazer o projeto andar

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
A Ilha de Brocoió/ Universidade do Mar / Divulgação

No final de 2019, o DIÁRIO DO RIO começou a publicar sobre as movimentações para a criação da Universidade do Mar, projetada para funcionar na Ilha de Brocoió, na Baía de Guanabara, próximo à Paquetá.  O jornal foi pioneiro na divulgação da instituição, que vai contribuir muito para o Rio de Janeiro. Entretanto, passado esse período, a iniciativa ainda não recebeu a cessão de uso para dê mais um passo e comece a funcionar.

Ambientalistas e demais instituições apoiadoras do projeto da Universidade do Mar – são mais de 100 –, começam a questionar a demora do Governo Estadual, através da Secretaria de Estado da Casa Civil, para fazer o projeto andar.

De acordo com ambientalistas, o Governo do Estado está travando a cessão de uso que foi cordada em várias reuniões realizadas, no ano passado, no Palácio Laranjeiras, que teve a participação do professor Marcos Bastos, como representante do reitor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), além do Movimento Baía Viva e da Associação de Moradores de Paquetá (Morena). A Universidade do Mar foi criada como curso de extensão da Uerj.

Ainda segundo ambientalistas, em algumas dessas reuniões foi falado sobre um “fantasma” que rondaria a Ilha de Brocoió. O fantasma seria um poderoso grupo empresarial que pretendia construir um grande empreendimento imobiliário em Brocoió: um cassino. A informação chegou a ser noticiada pelo jornalista Ancelmo Gois, no O Globo, em 2018.

Advertisement

Desde o governo Sérgio Cabral, o Estado do Rio vem tentando licitar o uso da Ilha de Brocoió, mas as licitações não tiveram sucesso. “Na prática, a única destinação de uso consistente pra Brocoió é a instalação do campus avançado da Universidade do Mar”, destacam ambientalistas.

Procurada pela reportagem do DIÁRIO DO RIO, a subsecretaria de Relações Internacionais da Secretaria de Estado da Casa Civil, responsável pelo processo da Universidade do Mar na Ilha de Brocoió, não respondeu o contato.

Professor Marcos Bastos, diretor da Faculdade de Oceanografia da Uerj, acredita que no ano passado o processo estava mesmo parado, porém, começou a andar: “De fato concordo quanto ao ano passado, mas considero que agora esteja caminhando. Temos questões ambientais do entorno, como o baixo calado (profundidade) que teremos que conjuntamente com o Inea definir a melhor ação.  Ressalto ainda que, como a residência oficial é tombada, é imperativo que o Iphan esteja no âmbito desta discussão”, disse.

No início da próxima semana, será a assinatura da carta de apoio do prefeito de Niterói, Axel Grael, ao projeto da Universidade do Mar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Demora para cessão de uso da Universidade do Mar, na Ilha de Brocoió, gera debate e incômodo entre os evolvidos no projeto
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui