Depósito de Lixo na calçada da Barão de Ipanema choca moradores há mais de 10 anos

Sujeira em frente ao muro - todo pichado e grafitado - da escola pública parece ter se tornado um daqueles fatos da vida, inexoráveis, como morrer ou pagar impostos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
A quantidade de lixo depositada diariamente na Rua Barão de Ipanema, quase esquina de Avenida Copacabana, em frente à Escola Municipal Corcio Barcellos, chega a impedir a passagem pela calçada.
A quantidade de lixo depositada diariamente na Rua Barão de Ipanema, quase esquina de Avenida Copacabana, em frente à Escola Municipal Corcio Barcellos, chega a impedir a passagem pela calçada. O problema é endêmico e a Prefeitura nada faz, há diversos mandatos, para impedir o depósito de ítens imprestáveis, entulho e lixo no local.

O pedestre que (tenta) caminhar em frente à Escola Municipal Doutor Cocio Barcellos já se acostumou a ter que desviar para a calçada do outro lado da rua devido ao permanente depósito de lixo em que, informalmente, se transformou a calçada da rua Barão de Ipanema, quase esquina da avenida Nossa Senhora de Copacabana, em frente ao colégio. A sujeira em frente ao muro – todo pichado e grafitado – da escola pública parece ter se tornado um daqueles fatos da vida, inexoráveis, como morrer ou pagar impostos.

Há muitos anos os moradores de Copacabana postam nas redes sociais fotos, quase todos os dias, do lixo que é depositado, sem qualquer consequência, diariamente, no local. A Barão de Ipanema é uma rua muito residencial, que corta o bairro de Copacabana, da Avenida Atlântica até a rua Pompeu Loureiro. Uma rua que tem hotéis, supermercados, e muitos prédios residenciais como os históricos edifícios Lellis e São Paulo. Mas nada disso impede que, diariamente, sejam depositados diretamente na calçada da rua, em frente à Escola Municipal, volumes inacreditáveis de lixo e de entulho. São estantes, sofás de 6 lugares, sofás de 4 lugares, camas de casal, abajures e luminárias, pedaços de bancas de jornal, canos, barbarás, televisores destruídos e toda a sorte de lixo, chegando muitas vezes a impedir a passagem de pedestres no local.

A prefeitura considera que cumpre sua tarefa quando reclamamos e dois ou três dias depois eles vêm e retiram o lixo. Isso é administração incompetente. Se sabem que isto ocorre, seu papel é vigiar e impedir que o absurdo continue“, disse ao DIÁRIO o administrador do Edifício Lellis, Adriano Nascimento. A indignação de todos os moradores é diária, e são fartas as postagens nos grupos de Facebook sobre o assunto. Mas fato é que a prefeitura acaba comparecendo ao local, retira o lixo, e a saga, infelizmente, continua.

Parece que a COMLURB reconheceu aquela calçada como um depósito de lixo, e faz a retirada como se isso fosse normal. Em vez de a prefeitura faturar multando os culpados, joga nosso dinheiro no lixo, fazendo exatamente o que os espertalhões querem, e deixando de atender quem joga lixo no lugar certo“, protesta Bruna Castro, moradora da Barão de Ipanema. Solange Kirk, outra moradora de Copacabana, completa: “Morei nesse prédio ao lado e isso era diariamente. Total absurdo.

Advertisement

Este e outros problemas endêmicos de Copacabana geraram a campanha #copacabanapedesocorro , que vem crescendo nas redes sociais. O bairro sofre com um grau de abandono ímpar. Segundo os moradores, não há nenhum tipo de atuação preventiva da subprefeitura da Zona Sul. “Há apenas a postura reativa; jogaram lixo? Vamos recolher“, choca-se Antônio Dias, morador das imediações, que, completa: “como comerciante, eu tento criar métodos para corrigir os problemas que mais se repetem no meu negócio. Nunca fui prefeito, mas se sei que todo dia alguém comete um ato ilícito no mesmo lugar, quase que diariamente, eu já teria resolvido este assunto há muito tempo.” Pois é. Basta alguém se esconder atrás da árvore.

Se não roubarem a árvore.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Depósito de Lixo na calçada da Barão de Ipanema choca moradores há mais de 10 anos
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Sou morador das redondezas e considero a Barão de Ipanema uma das melhores da região, e essa trecho em especial por ser a 2a quadra da praia. O que mais me espanta é que numa área em que o IPTU anual pode passar dos R$ 7.000,00, o descaso do poder público faz com que as pessoas se sintam inseguras e vejam seus imóveis perderem atratividade por conta do abandono a que esse trecho da rua está entregue.
    Autoridades, por favor, em respeito aos contribuintes e aos cidadãos como eu que evitam transitar por este trecho da rua, não permitam que este estado de coisas continue.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui